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tendências de marketing para 2023

12 tendências de marketing para 2023

Quem trabalha com a internet, publicidade e redes sociais precisa se manter antenado. E para te ajudar nessa missão, reunimos nesse conteúdo as principais tendências de marketing para 2023 segundo o IAB (Interactive Advertising Bureau Brasil), o Hotmart, a Forbes e o Google

Vamos lá?

#1 A consolidação da Creator Economy

A Creator Economy (ou Economia Criativa) vem crescendo cada vez nos últimos anos e tudo indica que ela vai se consolidar de vez como uma profissão.


Não é atoa que no Brasil, segundo pesquisa da Nielsen, cerca de 75% dos jovens brasileiros querem ser influenciadores digitais.


No entanto, por enquanto, essa realidade ainda está um pouco distante. De acordo com um levantamento da consultoria SignalFire, existem mais de 50 milhões de criadores de conteúdo no mundo, mas somente 2 milhões atuam profissionalmente. 


A aposta é que em 2023 esse cenário já sofra uma enorme mudança, já que entre as principais tendências para o Instagram em 2023, estão:

  • Duetos entre influenciadores e marcas no Reels;
  • Crescimento das assinaturas de criadores de conteúdo;
  • Alcance orgânico ainda mais em baixa.

#2 O novo momento do marketing de influência

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Que as marcas precisam de ajuda dos influenciadores para crescer e alcançar novos públicos – principalmente, a geração z – todo mundo já sabe.


No entanto, o marketing de influência também tem outro lado que será ainda mais explorado em 2023: os influenciadores lançando suas próprias marcas.


Muito além de fazer uma colab ou estampar uma campanha de uma marca, os influenciadores já mostraram que tem força de mercado, como é o caso da Boca Rosa e da Mari Maria. 


Restam as marcas enxergarem esse potencial e começarem a formar laços comerciais de longo prazo com os influencers. 

#3 A influência como uma soft skill

Acho que já deu para perceber que a influência no marketing digital hoje é como um super poder, né?

E essa habilidade tem se mostrado tão valiosa, que as empresas vão começar a buscar essa skill nos seus colaboradores. 


Afinal, médias e grandes empresas também são, de certa forma, comunidades, certo? Então, além de usar a influência nas redes sociais, é esperado que os influencers corporativos também usem esse poder para motivar as equipes. 

#4 O poder de uma causa

Sua empresa defende alguma causa? Se não, vai ter que escolher uma. 


De acordo com um estudo Global Foundational Kantar Sustentabilidade 2021, é o que os consumidores esperam das marcas hoje em dia.


Segundo o relatório:

  • 76% concordam que empresas devem se esforçar para acabar com o racismo, xenofobia, entre outros; 
  • 74% acreditam que as marcas têm um papel importante a desempenhar na sociedade;
  • 76% dos brasileiros consideram a sustentabilidade ao comprar. 

Portanto, acrescente estratégias de marketing baseadas em causas no seu planejamento para 2023.

#5 Streamings além das telas

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2022 foi marcado pelos streamings. Grandes séries como House of The Dragon, The Boys, Stranger Things, dentre outras, tiveram um sucesso massivo, ultrapassando as telas e chegando às lojas. 


Um bom exemplo disso foi a queridinha da Netflix, Stranger Things que ganhou destaque nas estações de metrô de São Paulo, ambientação nas lojas físicas da Vivo e menu personalizado no Burger King. 


Isso mostra que a cultura pop dos streamings está em alta e deve ser aproveitada pelas marcas para tirar os consumidores de casa (irônico, não?) e incentivar o consumo. 

#6 Experiências virtuais: destino metaverso

Você provavelmente tem uma opinião sobre o metaverso. Disso isso porque esse foi um dos temas mais discutido em 2022. E provavelmente isso não vai mudar em 2023.


Há quem não acredite na plataforma, quem ache que o Facebook não acertou a mão e quem já ache revolucionário. 


Independente da sua opinião, a ascensão da Web 3.0 e a avatarização de grandes marcas, como a Lu do Magalu e a Nat da Natura, mostram que as grandes marcas já estão de olho nesse universo.


Inclusive, um relatório da IAB traz o dado da Statista de que espera-se que esse mercado chegue a US$ 47.48 bilhões no final deste 2022. Já até 2030, o crescimento deverá alcançar a marca de US$ 678.7 bilhões.


Parte dessa grana foi para ações como a da Brahma na Cidade Alta, um dos servidores do game GTA V, para promover o lançamento da versão long neck da cerveja Duplo Malte.

#7 Experiência do cliente

Já estamos falando da experiência do cliente há algum tempo. Mas, ainda há um longo caminho a ser percorrido.


Além disso, todo ano há atualizações nas grandes plataformas como Google, Facebook e Instagram.

E em 2022, o mecanismo de pesquisa (SEO) deste ano focou em fornecer o conteúdo mais útil para os usuários, assim como no Instagram, com o conteúdo recomendado. 


Então, o desafio em 2023 será vencer os algoritmos e encantar os clientes com conteúdo útil e muito mais focado na experiência deles.


Sabe esses textos bem formais, com linguagem difícil? Bom, não é uma regra geral, mas o Google quer textos com tons mais parecidos com o modo que a gente fala.

#8 Videos curtos

TikTok e Instagram Reels foram o foco de 2022. E os vídeos continuarão em alta em 2023. Se o foco da sua empresa é aumentar o alcance e atingir um público maior, pode ir pensando em como produzir mais vídeos e praticamente aposentar as imagens de feed.


Mas, calma! A tendência para essas duas plataformas são vídeos ainda mais curtos! Apesar do Tik Tok agora permitir vídeos mais longos – para competir com o Youtube -, o foco de ambos serão vídeos bem rápidos.

#9 LinkedIn como uma potência B2B

marketing em 2023

E o Linkedin da sua empresa? Foi esquecido? Bom, se você é B2B, foque mais nesta plataforma do que em Instagram e Tik Tok, porque é lá que se encontra o pote de ouro.


E as empresas estão cada vez mais prestando atenção na rede. Tanto é, que espera-se que o Linkedin represente 25% da publicidade B2B em dois anos. 


Ou seja, é um mar cheio de peixes. Então, certifique-se de chegar lá para pescar antes que fique muito cheio.

#10 Planejamento de mídia mais inclusivo

O quanto suas redes sociais são inclusivas? Você abrange todos os assuntos que seu público está interessado?


Segundo Nishma Robb, Diretora Sênior de Marketing, Brand e reputação do Google UK, essa é uma das principais tendências de marketing para 2023.


“A indústria de publicidade tem se concentrado muito em uma representação mais inclusiva em criativos nos últimos anos. Esse trabalho agora precisa se estender também ao planejamento de mídia. Não é apenas importante que as pessoas vejam e ouçam pessoas como elas, mas, principalmente, experimentem isso em ambientes que lhes são familiares”, afirma.


“Em 2023, as marcas devem realizar uma auditoria de seu plano de mídia. Avalie se a combinação de canais e editores atinge a amplitude do público-alvo e analise possíveis vieses nas exclusões de palavras-chave e tópicos. Além disso, considere quais ações afirmativas podem ser tomadas para apoiar autenticamente vozes e comunidades sub-representadas”, finaliza.

#11 Privacidade e tranquilidade

As marcas precisam buscar se diferenciar cada vez mais. E para entender cada vez mais seus clientes, os dados são extremamente necessários. Contudo, em nenhum momento a privacidade do público deve ser violada se você quer que suas estratégias de marketing tenham sucesso.


É isso o que afirma Matt Brittin, Presidente do Google na Europa, Oriente Médio e África

“No ano passado, pesquisamos mais de 7.000 europeus e descobrimos que quando as marcas respeitam a privacidade, seus anúncios têm melhor desempenho. Este ano, fomos ainda mais fundo: perguntamos a 20.000 pessoas sobre as consequências de boas e más experiências de privacidade.

Descobrimos que as experiências de privacidade afetam a confiança do usuário. Mas ficamos surpresos ao saber o quão prejudicial uma má experiência de privacidade online pode ser. Os consumidores consideram as más experiências de privacidade quase tão prejudiciais quanto o roubo de seus dados. É o suficiente para fazer com que 43% deles mudem para outra marca”, informa Matt.


Portanto, em 2023 é fundamental que as marcas realmente deixem os próprios consumidores terem controle sobre seus próprios dados.

#12 É o mundo da Geração Z (estamos apenas vivendo nele)

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Eles são diferentes. Afinal, são a primeira geração a crescer completamente com a internet. Nada daquele delay de perguntar “tá filmando?” para eles. 


Então, é claro que eles iriam se comunicar e interagir online de uma forma totalmente diferente. E é neles que temos que começar a prestar mais atenção. Afinal, jajá eles serão o público comprador.

Nesse sentido, o conselho da Julia Hoffman, Diretora do Laboratório Criativo do Google da Europa, Oriente Médio e África é:


“Em 2023, não tente trazer o público da Geração Z para o seu mundo, mas encontre-o no deles. Entenda suas necessidades não atendidas, priorize a relevância e a autenticidade sobre a singularidade homogênea e adote os diversos mundos visuais que eles habitam”.


E aí, sua marca já fala a língua da Geração Z?

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