“Não pense em um urso branco.”
Pronto.
É bem provável que alguma imagem de um urso branco tenha passado pela sua cabeça.
Em 1987, o psicólogo Daniel Wegner e seus colegas fizeram um experimento que ficou famoso. Eles pediram a participantes que tentassem não pensar em um urso branco durante cinco minutos.
Não funcionou muito bem.
As pessoas continuavam pensando no urso e, depois do período de supressão, aquelas que haviam tentado evitar o pensamento chegaram a mencioná-lo mais do que participantes que tinham sido instruídos a pensar nele desde o início.
Esse fenômeno ficou conhecido como um dos exemplos clássicos dos efeitos paradoxais da supressão de pensamentos.
Mas eu preciso fazer uma ressalva importante antes de levar isso para comunicação:
esse experimento não prova que usar uma palavra negativa em uma propaganda vai automaticamente fazer o consumidor pensar mais naquela coisa.
Wegner estava estudando pessoas tentando ativamente suprimir um pensamento.
Seu cliente lendo:
“Nosso produto não quebra com facilidade”
não está necessariamente tentando expulsar a palavra “quebra” da própria mente.
São fenômenos diferentes.
Então por que eu comecei falando do urso branco?
Porque ele ilustra uma pergunta muito útil para comunicação:
quando tentamos afastar uma ideia, será que precisamos primeiro colocá-la na cabeça da pessoa?
E é aí que a pesquisa sobre processamento de negações fica interessante.
Para entender uma negação, precisamos representar aquilo que está sendo negado
Pensa nesta frase:
“João não é culpado.”
Para entender a mensagem, você precisa processar duas coisas:
João e culpado.
Só depois estabelece a relação:
não culpado.
Isso não significa que o cérebro simplesmente “ignore o não”.
Essa explicação é popular, mas simplifica demais o processo.
Nós somos perfeitamente capazes de entender negações.
Se alguém diz:
“Não coloque açúcar no café”
você não interpreta isso normalmente como uma ordem para colocar açúcar.
O ponto é outro.
Pesquisas sobre memória e negação mostram que a forma como uma informação negativa é codificada e lembrada depende da estrutura da mensagem e do contexto.
Em alguns casos, a negação pode deixar o conceito negado relativamente acessível.
Em outros, funciona perfeitamente bem — especialmente quando existe uma alternativa afirmativa clara para ocupar o lugar daquela informação.
Por exemplo:
“Ele não é culpado.”
e
“Ele é inocente.”
comunicam ideias próximas.
Mas não necessariamente deixam exatamente a mesma representação na memória.
E isso abre uma pergunta importante para quem escreve comunicação de marca:
se eu posso comunicar o benefício diretamente, por que começar colocando o problema no centro da mensagem?
Quando negar é introduzir uma ideia que talvez nem estivesse na conversa
Imagina que você vende uma mochila para trilhas.
E escreve na página:
“Não rasga em uma semana.”
Sua intenção é boa.
Você quer transmitir durabilidade.
Só que agora pensa na perspectiva de alguém que entrou ali preocupado com:
- tamanho;
- conforto;
- preço;
- quantidade de bolsos;
- resistência à água.
Talvez essa pessoa nunca tivesse pensado:
“Será que essa mochila rasga em uma semana?”
Até você mencionar.
A frase não necessariamente fará o consumidor concluir que a mochila rasga.
Mas você acabou de colocar rasgar em uma semana entre os atributos que podem ser avaliados.
E aí pode surgir:
“Por que eles estão falando disso especificamente?”
“Isso é um problema comum nesse tipo de produto?”
“Aconteceu com algum cliente?”
Você tentou eliminar uma objeção.
Mas talvez tenha apresentado uma objeção que aquela pessoa ainda nem tinha.
Essa distinção é muito importante:
responder a uma preocupação existente
é diferente de
apresentar espontaneamente uma preocupação para depois negá-la.
Antecipar objeções não é necessariamente uma boa ideia
Existe uma recomendação comum em vendas e copywriting:
“Antecipe todas as objeções do seu cliente.”
Eu colocaria um asterisco enorme nessa frase.
Se a objeção já existe, faz sentido enfrentá-la.
Se você vende carro elétrico e sabe que autonomia é uma preocupação frequente naquela categoria, ignorar o tema não vai fazê-lo desaparecer.
Se vende um software e segurança da informação é um critério central da compra, você precisa falar de segurança.
Se sua empresa atua em um segmento conhecido por cobrar taxas extras, provavelmente existe uma dúvida legítima a ser respondida.
O problema é antecipar uma objeção que não estava saliente para aquele consumidor só porque ela apareceu numa planilha de “objeções que precisamos quebrar”.
Você pode acabar transformando:
“Nunca pensei nisso.”
em:
“Agora que você falou…”
Um exemplo que já vi acontecer
Uma empresa de consultoria queria se diferenciar.
Ela sabia que existe uma percepção no mercado de que algumas consultorias produzem projetos longos, caros e que demoram para gerar resultado.
Então pensou em colocar no site:
“Nossas consultorias não demoram meses para entregar resultados.”
A intenção é perfeitamente compreensível.
Ela queria dizer:
somos ágeis.
Só que existem pelo menos dois públicos possíveis lendo isso.
O primeiro já trabalhou com consultoria e pensa:
“Meu último projeto demorou seis meses e foi horrível.”
Para ele, a mensagem pode fazer sentido porque responde a uma preocupação que já existe.
Mas existe outro:
nunca contratou consultoria.
Essa pessoa entrou no site pensando:
“Será que eles conseguem resolver meu problema?”
E você acabou de acrescentar outra pergunta:
“Espera. Consultoria costuma demorar meses?”
É nesse segundo cenário que eu começaria a questionar a construção.
Porque podemos transmitir exatamente o mesmo diferencial assim:
“Primeiros diagnósticos e plano de ação entregues em até quatro semanas.”
Agora a informação central é:
quatro semanas.
Não:
consultorias que demoram meses.
Em vez de negar o problema, dê uma alternativa concreta
Essa é uma regra de comunicação que eu considero muito mais útil do que:
“Nunca use palavras negativas.”
Não é isso.
Minha regra seria:
Se existe uma forma afirmativa, concreta e verificável de comunicar o mesmo benefício, teste primeiro essa forma.
Por exemplo:
Em vez de:
“Nosso sistema não é complicado.”
Experimente:
“Configure em três etapas e comece a usar no mesmo dia.”
Em vez de:
“Não demoramos para responder.”
Experimente:
“Respondemos solicitações em até duas horas úteis.”
Em vez de:
“Nosso contrato não tem burocracia.”
Experimente:
“Contrato digital com assinatura em uma única etapa.”
Em vez de:
“Não cobramos taxas escondidas.”
Se você realmente pode sustentar isso:
“O plano custa R$ 99 por mês. Esse é o valor total mensal, com X, Y e Z inclusos.”
Percebe a diferença?
A segunda versão não depende de a pessoa acreditar na sua negação.
Ela dá informação para avaliar sua promessa.
Especificidade costuma ser mais útil que defesa
Existe outra razão pela qual eu prefiro afirmações concretas.
Pensa nestas duas frases:
“Não somos lentos.”
e
“95% dos pedidos são enviados em até 24 horas.”
Qual delas te ajuda mais a decidir?
A segunda.
Não porque nosso cérebro seja incapaz de processar “não somos lentos”.
Mas porque:
“não somos lentos” exige confiança na afirmação.
Já:
“95% em até 24 horas” oferece um critério.
Claro: o dado precisa existir.
Não invente “98%”, “97%” ou qualquer número específico só porque fica mais convincente.
Se não existe medição, diga aquilo que você realmente consegue comprovar:
“Pedidos feitos até as 14h são despachados no mesmo dia útil.”
O ponto é:
substituir defesa vaga por evidência útil.
Mas cuidado: isso não significa fugir das palavras negativas
Aqui está a nuance que eu acho mais importante.
Depois de descobrir esse tipo de estudo, alguém pode sair pensando:
“Então nunca devo falar ‘não’, ‘problema’, ‘atraso’, ‘risco’ ou qualquer coisa negativa na minha comunicação.”
Também não.
Existem situações em que a negação explícita é justamente necessária.
Imagine que circulou uma informação falsa de que determinado produto contém um ingrediente que, na verdade, não contém.
Dizer apenas:
“Nosso produto é seguro e possui ingredientes selecionados.”
pode não corrigir a crença específica.
Nesse cenário, talvez você precise dizer claramente:
“Não contém X.”
Pesquisas sobre correção de informações falsas mostram justamente que negar explicitamente uma informação pode ter papel importante quando aquela crença já existe.
Então o problema não é a palavra “não”.
É o contexto.
A pergunta certa é: essa objeção já existe?
Antes de antecipar uma preocupação na sua comunicação, eu faria esta pergunta:
“Tenho evidência de que meu público realmente pensa nisso?”
Como descobrir?
Leia:
- conversas de WhatsApp;
- perguntas feitas antes da compra;
- reclamações;
- pesquisas com clientes;
- avaliações;
- objeções registradas pelo comercial;
- motivos de perda;
- comentários;
- pesquisas no Google;
- dúvidas recorrentes no atendimento.
Se 30 pessoas perguntam:
“Tem multa para cancelar?”
você não está criando uma objeção ao falar sobre cancelamento.
Ela já está lá.
Agora, se ninguém nunca perguntou isso e você resolve abrir sua página com:
“SEM MULTAS ABUSIVAS DE CANCELAMENTO!”
talvez valha perguntar:
por que estou apresentando essa preocupação ao cliente?
Objeção conhecida e objeção inventada são problemas diferentes
Imagine uma operadora que atua em um mercado no qual consumidores realmente reclamam de cobranças inesperadas.
Nesse caso, falar sobre preço final faz muito sentido.
Eu só mudaria a forma.
Em vez de:
“Não temos aquelas taxas escondidas que outras operadoras cobram.”
eu prefiro:
“R$ 99 por mês: internet, linha fixa e chamadas ilimitadas. Esse é o valor total do plano.”
Você responde à preocupação.
Mas coloca o foco naquilo que quer que o consumidor aprenda:
o preço é previsível.
Isso é muito diferente de fingir que a objeção não existe.
E quando você precisa mencionar o problema?
Mencione.
Comunicação afirmativa não significa comunicação infantilmente positiva.
Se você vende cibersegurança, precisa falar de invasão.
Se é dentista, talvez precise falar de dor.
Se trabalha com seguro, precisa falar de risco.
Se resolve atrasos logísticos, obviamente vai falar de atraso.
O critério não é:
“essa palavra é negativa?”
É:
“essa ideia é relevante para a decisão que meu público já está tentando tomar?”
Quando é, fale dela.
Quando não é, pense duas vezes antes de introduzi-la só para depois anunciar que sua empresa é diferente.
O teste que eu faria antes de publicar
Pegue uma frase da sua comunicação e pergunte:
1. Qual ideia eu quero deixar na cabeça da pessoa?
Se você escreveu:
“Não demoramos.”
a resposta provavelmente é:
rapidez.
Então por que não falar diretamente sobre rapidez?
2. O ponto negativo já está na cabeça do público?
Se sim, talvez precise ser abordado.
Se não, talvez você esteja criando ruído desnecessário.
3. Existe uma afirmação concreta que comunica melhor meu diferencial?
“Não é burocrático.”
pode virar:
“Resolva tudo online em três etapas.”
“Não quebra.”
pode virar:
“Garantia de cinco anos contra defeitos estruturais.”
“Não demora.”
pode virar:
“Entrega em até 48 horas.”
4. Eu tenho prova daquilo que estou afirmando?
Porque trocar uma negação vaga por um dado inventado é pior.
Então o que o urso branco realmente nos ensina aqui?
Não:
“Seu cérebro ignora a palavra NÃO.”
Isso não é verdade.
E também não:
“Wegner provou que frases negativas não funcionam em marketing.”
Ele não provou.
O experimento do urso branco estudou outra coisa: a dificuldade de suprimir deliberadamente um pensamento.
Mas ele deixa uma metáfora ótima para comunicação:
às vezes, na tentativa de afastar uma ideia, nós somos os primeiros a colocá-la na conversa.
E é isso que eu quero que você observe.
Antes de escrever:
“não somos caros”
“não atrasamos”
“não temos problemas de qualidade”
“não somos como aquelas empresas que…”
pergunte:
“Meu cliente já estava pensando nisso?”
Porque, se estava, responda.
Explique.
Prove.
Corrija.
Mas, se não estava, talvez exista uma forma melhor de comunicar seu diferencial sem começar pelo problema que você gostaria que ele esquecesse.
No fim, comunicação não é simplesmente controlar o que alguém pensa.
É escolher com cuidado quais ideias você coloca na mesa para essa pessoa avaliar.
E, às vezes, sua melhor comunicação não é dizer:
“não pense no urso branco.”
É dar à pessoa algo mais útil para pensar.
Fontes-base: Daniel M. Wegner et al., Paradoxical Effects of Thought Suppression (1987); Ruth Mayo, Yaacov Schul & Eugene Burnstein, “I am not guilty” vs “I am innocent”: Successful negation may depend on the schema used for its encoding (2004).