Se antes o marketing tradicional era o carro chefe na divulgação de uma empresa, atualmente o maior foco dos empreendedores é sobre como aumentar as vendas com o marketing digital.
Isso porque estar presente nas redes sociais e possuir um site institucional já não é suficiente, já que a grande maioria das empresas já possuem esse mesmo nível de presença online.
E se pararmos para comparar os gastos e resultados entre o marketing impresso e o marketing online, a diferença é significativa. Com o marketing online fica muito mais fácil alcançar seu público alvo através de campanhas específicas sem gastar rios de dinheiro.
Geralmente, muitos empresários enxergam o marketing apenas como uma forma de divulgação de sua marca ou um meio para conquistar novos clientes. Mas o marketing digital para empresas não se limita somente a isso.
Solidificar sua marca no mercado, gerar competitividade, ganhar visibilidade, reter e fidelizar clientes… Há toda uma estrutura por trás das estratégias de marketing digital que não só aumentarão suas vendas, mas que contribuirão com o crescimento do seu negócio em todos os sentidos.
O que fazer para aumentar as vendas?
Existem muitas estratégias, e se você ainda não está familiarizado com o marketing online, pode ser interessante buscar auxílio de um especialista em marketing digital e vendas online para te orientar sobre quais estratégias estão mais de acordo com o perfil do seu negócio.
Experiência do consumidor
A experiência do consumidor ou customer experience já está em alta há um certo tempo, mas muitas empresas ainda não aplicaram esse método aos seus negócios.
Dois gigantes conhecidos que utilizam desta técnica são o Spotify e a Netflix. Ao assinar as plataformas e começar a utilizá-las, com o tempo as recomendações vão se moldando de acordo com o seu gosto pessoal.
Enquanto a Netflix te recomenda séries e filmes baseados nos gêneros e temas do que você já assistiu, o Spotify te recomenda músicas, bandas e artistas que têm mais potencial de agradar os seus ouvidos baseado também no que você já ouviu.
Esse modelo de serviço e atendimento personalizado faz com que existam mais chances do consumidor voltar a comprar seus produtos ou contratar os seus serviços.
Oferecer ao cliente hoje pacotes prontos e pouco personalizáveis pode fazer com que ele desista de fazer negócio. É preciso ser mais flexível e mostrar para o seu público que você não quer empurrar para ele um monte de coisa desnecessária, e sim satisfazer as necessidades e os desejos dele.
Você pode até no começo achar que está perdendo dinheiro ao oferecer uma maior personalização, mas na verdade, a médio e longo prazo, você está ganhando um cliente fiel que não te trocará pelo concorrente mesmo que ele seja mais barato.
O seu negócio em si será o diferencial.
Funil de vendas
O funil de vendas tradicional, já não funciona diante do poder de obter informações através da internet que temos hoje.
Atualmente o cliente precisa estar no centro desse funil, chamado de flywheel, envolto nas etapas de Atração, Engajamento e Encantamento, ou em outras palavras, Marketing, Vendas e Atendimento. Todas com foco exclusivo em tornar a experiência do cliente simples e rápida.
E para manter o flywheel a todo vapor é preciso colocar “força” e evitar ao máximo a existência de atritos.
“Força” nesse sentido, significa investir num suporte com respostas rápidas, captação de leads de alta qualidade e implantação da solução de forma rápida, a fim que o cliente passe por todas as etapas de forma prática e sem problemas.
Mas na prática, como seria uma venda sem a existência de atritos?
1- Chat 24 horas: caso algum consumidor vá em busca de alguma informação, é preciso que o chat permaneça sempre ativo, 24 horas por dia, evitando que haja desistência da compra por conta de uma dúvida que não foi resolvida. O mais indicado aqui é que se utilize chatbots para responder de forma automática as dúvidas mais frequentes dos clientes.
2- Experiência simplificada: se o cliente deseja marcar uma reunião, isso não pode necessitar do envio de um e-mail, ele deve poder fazer isso na hora. Caso ele queira entrar em contato, não o faça ligar do telefone fixo, deixe seu whatsapp ou crie uma forma de atendimento online.
3- Transparência nos preços: nada de “preço no inbox” ou modos de esconder ou suavizar os custos. Seja transparente sobre o que é ofertado e quanto custa.
4- Respeite o tempo do consumidor: insistência demais pode soar como desespero e o cliente pode ter a impressão que você quer empurrar o produto ou serviço de qualquer jeito para ele. Respeite seu tempo de decisão e faça follow up depois.
5- Simplifique a venda: não faça da venda ou da devolução uma tarefa impossível de fazer. Se algo der errado e você responder rápido devolvendo o dinheiro ou produto, o cliente terá mais confiança no seu negócio e entenderá que você não está interessado somente no dinheiro dele.
Para entender melhor como funciona cada passo flywheel, responda às seguintes perguntas:
- Como eu ofereço valor aos prospectos?;
- Como eu facilito a compra?;
- Como eu faço meus clientes serem bem sucedidos?;
- Quais são os atritos entre Atrair e Engajar que precisam ser resolvidos?;
- Quais são os atritos entre Engajar e Encantar que precisam ser resolvidos?;
- Quais são os atritos entre Encantar e Atrair que precisam ser resolvidos?
E por fim, para implantar de vez o modelo:
- Analise as fraquezas e forças do seu negócio;
- Faça com que o time de vendas e a equipe de marketing sejam aliadas na missão de atender aos desejos do cliente;
- Invista em prospecção através de blogs, email marketing, chamadas para ação (CTA), formulários e mais.
Para ter sucesso nas vendas nos dias de hoje é muito importante que se compreenda que não é mais sobre o que você vende, isso o cliente pode achar em qualquer lugar, nos milhares sites e lojas que ele consegue encontrar na internet, mas sim, sobre como você vende e o quão rápido e eficiente você é em seu suporte.
Cliente feliz compra mais e as indicações
O principal objetivo do seu funil de vendas é, no final, possuir um cliente feliz e satisfeito. A partir deste consumidor que adquiriu um produto ou serviço seu e teve uma ótima experiência, alavanca um efeito dominó chamado de lead de boca a boca, ou seja, as famosas indicações.
Do mesmo jeito que ocorre no marketing local ou offline, a indicação também é um fator chave para aumentar as vendas com o marketing digital.
Segundo estudo realizado pela Nielsen Company, 83% das pessoas confiam nas indicações feitas por amigos e familiares.
Mas, como estamos falando do ambiente online, o boca a boca também ocorre por meio dos comentários da internet sobre uma empresa, produto ou serviço. Não adianta receber uma indicação se os comentários na avaliação são negativos.
Segundo pesquisa da MindMiners, 81% dos consumidores olham os comentários de outros usuários nas redes sociais antes de efetuar a compra do produto pela primeira vez. E 83% admitiram que os comentários negativos têm um peso muito maior na hora da decisão final.
Por esses motivos, é fundamental que alguns pontos do processo de venda do seu negócio sejam constantemente reavaliados. São eles:
- Tempo de resposta (vendas);
- Contratos e termos (vendas);
- Processo de compra (vendas);
- Expectativas dos consumidores (atendimento);
- Experiência do cliente (atendimento).
Marketing cooperativo
Construa parcerias estratégicas com outros negócios que complementam os serviços ou produtos que você oferece. Através do marketing cooperativo é possível desenvolver ações em conjunto, alcançar novos públicos e dividir resultados.
Entre de cabeça no marketing digital
Com a união das estratégias que citamos a um bom gerenciamento de redes sociais, criação de conteúdo relevante, site responsivo, investimento em anúncios pagos, sua empresa irá crescer.
Invista na contratação de uma empresa especialista em marketing digital e tenha bons resultados com seus investimentos em presença online.
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