Você acredita que tem tudo o que precisa para ser uma empresa de sucesso, mas por algum motivo que desconhece, as vendas não decolam. O que pode ser?
Vem à sua mente diversas hipóteses para responder essa pergunta, mas você não sabe exatamente qual é a certa.
“Pode ser que eu precise estar mais presente nas redes sociais… Ou então preciso de um site mais atraente. Quem sabe não preciso apenas de ideias de promoções incríveis…”
E dessas e muitas outras hipóteses você finaliza o dia sem saber a resposta, e segue sem saber onde investir.
Tenha certeza do motivo das vendas não decolarem
Muitos acreditam que sabem exatamente o que falta para o negócio decolar, e então acessa a Internet decidido a pedir orçamentos e após alguns dias contratar um determinado serviço que ele definiu.
Vamos ao exemplo fictício do Jorge.
Jorge possui uma loja de material de construção numa cidade de 150.000 habitantes, e se queixa que suas vendas não crescem de jeito nenhum; e mês após mês o faturamento continua caindo.
Depois de pensar e discutir com sua esposa e sócia durante duas semanas, ele decide que a solução para seus problemas é começar a movimentar suas redes sociais, pois assim as pessoas da cidade vão ver suas promoções e se interessar mais por seus produtos.
Mas como Jorge pode ter tanta certeza que é isso solucionará seu problema?
Até o momento, a única informação levantada por ele é que ele está vendendo menos a cada mês, e só.
Jorge pode estar tomando uma decisão por impulso que vai lhe custar algumas centenas de reais por mês sem muitas evidências que seu negócio voltará a crescer com isso.
Como descobrir onde focar para voltar a vender mais
Para trazer soluções é necessário entender o problema de forma profunda, enxergando maiores detalhes da situação.
A loja está vendendo menos, certo. Mas quando que essa queda começou? Desde lá, houve a abertura de alguma loja concorrente na região? O número de clientes diminuiu, ou se manteve e só estão comprando menos?
A lista de perguntas para serem respondidas é extensa, mas que trará maiores evidências da raiz do problema.
A Loja do Jorge pode ter vários motivos para estar com queda em suas vendas: Abertura de um concorrente na região ou na internet, queda no mercado de construção civil, falta de produtos, demora na entrega, clientes em potencial não estão recebendo nenhum tipo de divulgação…
Mas só há como descobrir o possível problema investigando a fundo.
Para isso, a empresa de Jorge pode contratar um profissional ou uma agência como a Neela Marketing, que antes de oferecer qualquer serviço, tem uma conversa prévia para entender mais sobre o negócio.
Encontrado o problema, hora da ação
Após levantadas evidências do(s) possível(is) problema(s) do negócio junto ao consultor ou agência de Marketing, é hora de começar a agir.
Para cada problema apontado, o profissional trará soluções para colocar em prática dentro de um plano desenhado para curto, médio e/ou longo prazo.
Com este apoio e acompanhamento de profissionais, você terá auxílio para crescer em suas vendas.
Precisa deste apoio de Marketing? Fale com um de nossos consultores da Neela Marketing. Ficaremos felizes em entender mais sobre o seu negócio para podermos no futuro ajudar você e seu negócio a crescer.