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Como atrair clientes online: 8 estratégias para a sua loja virtual

atrair clientes online

Vai começar seu e-commerce do zero ou está procurando formas de aumentar a atração de clientes online?

Neste artigo reunimos as principais estratégias de marketing digital e separamos dicas para lojas virtuais alavancarem suas vendas e fidelizar clientes online. 

Atrair clientes em tempos de crise pode parecer uma tarefa difícil, mas não é impossível. Independente do seu e-commerce ainda estar no início ou não, é possível, através de um bom plano de marketing, aumentar o fluxo de visitas na sua loja virtual e tomar medidas para aumentar as vendas.

Para te auxiliar, preparamos 8 formas de atrair clientes para sua loja virtual através de estratégias de marketing digital, confira a seguir.

O que é preciso para atrair clientes?

Tenha um bom site

Antes de sequer pensar em colocar dinheiro em marketing digital, é preciso investir em uma loja virtual atraente.

Na internet, a aparência do seu site tem um grande peso na decisão de compra do cliente.

Um site bonito, amigável, informativo e com a manutenção em dia, fará com que seu público sinta-se mais confiante em adquirir seus produtos.

Defina seu público-alvo

Um dos fatores importantes na atração de clientes online é definir bem o público-alvo.

Sem isso, é impossível trabalhar estratégias de marketing específicas que explorem as necessidades e os desejos dos seus consumidores, além de correr o risco de estar oferecendo seus produtos para pessoas que não possuem interesse algum neles.

Portanto, ao definir o seu público alvo, faça perguntas como:

  • O que os motiva a adquirir meus produtos?
  • Meus produtos solucionam algum problema ou são apenas desejos dos meus clientes?
  • Quais são suas maiores dificuldades, problemas e desejos?
  • Quem são eles? 
  • Quais são as redes sociais que eles mais frequentam?
  • O que eles ganham ao adquirir minhas mercadorias?
  • Quais são os pontos negativos dos produtos que ofereço?

Obter toda essa informação do seu público-alvo é uma arma poderosa que ajuda a direcionar bem as campanhas de marketing, potencializando a atração de clientes para o seu e-commerce.

8 formas de atrair clientes online para sua loja virtual

  1. Invista em tráfego pago 

Anúncios pagos ainda são pouco explorados pela grande maioria dos e-commerce, mesmo que essa pareça uma dica óbvia. 

Os anúncios são extremamente eficientes para tornar sua loja visível para pessoas com real interesse no segmento da sua loja virtual.

E além de atraí-los, eles também têm como objetivo: apresentar sua marca, converter visitantes em clientes, aumentar sua autoridade, coletar dados para serem utilizados depois no e-mail marketing e ganhar leads. 

É possível criar anúncios pagos para o Google, Facebook e Instagram, assim você coloca grana no lugar certo e atinge os consumidores certos e de forma direta, evitando o desperdício de recursos.

  1. Crie conteúdo SEO

Quer conseguir clientes online de forma sem investir em anúncios pagos? Aposte na criação de conteúdo com SEO.

O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de estratégias que tem como objetivo otimizar o seu conteúdo (artigos para linkedin, textos para o site, legenda de posts nas redes sociais) para que ele apareça nas primeiras posições dos buscadores.

Esta é uma forma orgânica de atrair clientes para sua loja que trabalha através de utilização de palavras chaves que o seu público-alvo pesquisa, criação de URLs simples e melhora das imagens que você utiliza no seu site. 

Esses são alguns dos fatores que o Google analisa antes de definir o ranqueamento do seu site nas buscas.

Portanto, investir em conteúdo relevante aliado com os métodos do SEO é um excelente meio de atrair clientes na internet.

  1. Seja ativo nas redes sociais

Esteja presente onde seu público está. E as redes sociais contém uma grande parte ou a maioria do seu público alvo.

Faça com que seus perfis sejam, ao mesmo tempo, uma vitrine, um modo de se aproximar e engajar os consumidores e um reflexo dos valores da sua empresa.

Muitas marcas preocupam-se apenas em divulgar e expor seus produtos, mas é preciso também utilizar as redes sociais para criar um relacionamento com seus clientes e mostrar no que sua empresa acredita, o que ela apoia. 

Também é importante colocar o máximo de informações possíveis sobre troca e devolução de produtos, além de manter o perfil aberto para sugestões, dúvidas e reclamações, pois o cliente de hoje utiliza de vários canais para pesquisar sobre a empresa e ele espera ser bem atendido em todos eles.

  1. Faça campanhas de e-mail marketing

Com grande potencial de vendas, o e-mail marketing é uma ferramenta fundamental tanto para atrair como para fidelizar clientes online.

Crie uma base de e-mails oferecendo algo em troca pelo e-mail da pessoa; pode ser um ebook, um cupom ou alguma informação valiosa. 

Com uma lista de e-mails, é possível criar inúmeras campanhas de marketing com foco em conversão de clientes.

  1. Realize promoções e elabore programas de fidelidade

Incentive a primeira compra disponibilizando cupons de desconto ou promoções como “leve 2 e pague 1” ou “comprando este produto você ganha este outro”. Estimule seus clientes com programas de fidelidade, oferecendo descontos crescentes ou promoções exclusivas. 

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  1. Capriche no pós vendas e ofereça um bom suporte

O cliente teve problemas com a compra, pagamento ou entrega? Ofereça sempre um bom suporte. Para criar confiança e credibilidade entre os consumidores, é extremamente importante que a sua loja virtual ofereça um bom atendimento. 

A partir do momento que o cliente sabe que pode confiar na sua loja, independente do problema que ele eventualmente tenha, isso não só vai garantir sua fidelidade, como vai fazer com que ele indique sua loja para outras pessoas e contribua com avaliações positivas, o que é um fator principal na atração de clientes online. 

Também é importante caprichar no pós vendas. Muitos empreendedores estão tão preocupados em aumentar as vendas da loja virtual, que se esquecem que o pós-venda é uma condição chave para que o cliente volte a consumir seus produtos novamente. 

Algumas das ações que você pode realizar:

  • Envie e-mails com recomendações baseadas nas últimas compras, na lista de desejos e no comportamento dele dentro do seu site;
  • Peça feedback em um e-mail personalizado que dê a sensação de ser um e-mail direto, como uma conversa com ele. Demonstre que é algo exclusivo e especial para ele.
  1. Tenha um plano sólido e contínuo

Se você quer atrair clientes para o seu e-commerce, elaborar um plano detalhado e investir continuamente em ações de marketing é fundamental. De nada vai adiantar você investir em apenas uma campanha e depois nunca mais. 

A concorrência na internet é pesada e ser esquecido é bem fácil. Basta seu cliente receber um e-mail ou anúncio de outro ecommerce online com produtos e preços interessantes e pronto, ele não vai mais lembrar que a sua loja virtual existe.

Para manter a clientela interessada, é necessário estar continuamente investindo e elaborando estratégias de marketing e criação de conteúdo relevante.

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  1. Peça indicações

Colha feedbacks constantes sobre seus produtos e atendimento. É importante para o cliente saber que você se importa e também é fundamental para promover melhorias nesses setores.

E no caso deles estarem muito satisfeitos ou terem apenas pequenas sugestões de melhorias, é hora dele indicar sua loja para algum amigo ou familiar.

Elabore um programa de indicações onde os clientes que indicarem sua loja virtual para outras pessoas recebam como recompensa descontos, frete grátis, brindes e etc.

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Conte com a Neela Marketing! Com experiência na criação de e-commerce do zero, anúncios pagos para alavancar as vendas da sua loja virtual, gerenciamento das redes sociais e criação de conteúdo com SEO, somos uma agência completa.

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