A pandemia causada pela covid-19 no ano de 2020, fez com que muitos dos empresários brasileiros migrassem para o ambiente online para evitar o fechamento do negócio. Nessa situação, muitos tiveram de criar um e-commerce do zero.
De acordo com a 6ª edição do “Perfil do E-commerce Brasileiro”, estudo realizado pelo PayPal em parceria com a Big Data Corp, o número de lojas virtuais saltou de 930 mil em agosto de 2019 para 1,3 milhão em agosto de 2020, representando um crescimento de 40%.
E foram os pequenos negócios os grandes responsáveis por esse impulsionamento: 48% das lojas virtuais faturam até R$250 mil por ano. Em 2019, eles representavam apenas 29,93%.
Portanto, se você pequeno ou médio empresário está considerando criar um e-commerce do zero, nós preparamos um pequeno guia para te orientar referente a gastos, melhores plataformas e boas práticas para sua loja virtual ter sucesso. Confira a seguir.
Quanto preciso investir na criação de um e-commerce do zero?
Esqueça a famosa promessa que é possível criar um e-commerce do zero sem custo algum. Há muitos sites que oferecem isso, mas geralmente eles não possuem uma estrutura ideal para abrigar o negócio e podem até cobrar participações na venda.
Elaborar um plano financeiro é primordial para qualquer empresa, independente de qual for o investimento e com a criação da loja virtual, não é diferente.
Considere que seus gastos iniciais serão direcionados para estrutura básica da loja como plataforma e outros recursos de TI, operação, estoque e divulgação. É importante ressaltar que o recomendado é que se invista pelo menos de 2% a 10% do faturamento para o marketing (irá variar de acordo o segmento e maturidade do negócio).
Estimar custos de forma assertiva não é possível, já que tudo depende da área de atuação do seu negócio e da plataforma escolhida, mas também não é necessário investir uma fortuna, existem opções de plataformas e-commerce com preços bem acessíveis. E são elas que vamos apresentar a seguir.
Plataformas disponíveis
Webstore
Com planos a partir de R$99 mensais, a plataforma WebStore é a nossa principal sugestão, e um dos motivos é o bom suporte oferecido via chat. Permite a criação de uma loja online com até 300 produtos e 30 mil pageviews, além de ser otimizada para SEO. Sem comissão nas vendas e com layout personalizável e responsivo, é uma ótima opção para quem está criando seu e-commerce do zero.
Loja Virtual
O lojavirtual.com.br pode ser uma opção interessante também. A partir de R$39,90 você monta sua loja online com até 50 produtos. É uma plataforma simples, porém com uma boa quantidade de integrações e soluções.
Outras plataformas acessíveis
Além das duas citadas acima, existem outras plataformas que se encontram em faixas de preço semelhantes, são elas:
- Loja Integrada
- Shopify
- CartX
- Tray
- Nuvemshop
Apesar de nossas termos nossas plataformas preferidas, todas as citadas acima poderão te ajudar a criar seu ecommerce do zero, mesmo que você não tenha conhecimento com programação e um grande investimento disponível para fazer.
O próximo nível: Vtex
A Vtex já é uma plataforma bem mais complexa que as outras citadas e necessita de um desenvolvedor. É uma opção comumente usada por empresas de um porte maior, como grandes empresas de varejo, indústria, dentre outras que faturam alto todos os anos.
Preciso contratar um profissional?
Um profissional de e-commerce pode te auxiliar na configuração de sua loja, que para usuários menos experientes pode ser um pouco mais difícil de fazer sozinho, além de trazer recomendações importantes para sua operação.
Com a ajuda especializada, você será devidamente orientado durante as etapas de criação da sua loja virtual, o que será essencial para colocar seu negócio em funcionamento com agilidade e da melhor forma, além de ter mais oportunidades de crescimento.
Boas práticas de e-commerce
Como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica” e na internet não é diferente. É fundamental caprichar bem no visual da sua loja, tirar boas fotos, mantê-la organizada e atrativa, além de oferecer um catálogo completo de produtos. Todos esses são fatores que o consumidor considera antes de fazer a compra.
Sabendo disso, separamos algumas boas práticas que devem ser exercidas por quem está criando seu e-commerce do zero.
Fotos de qualidade
Fotos boas e de boa qualidade. Pode até parecer redundante, mas não é. Além de boa iluminação e edição, é necessário que as fotos tenham um bom ângulo, tanto para que o cliente consiga visualizar todos os detalhes do produto, como também sirva para atrair os olhos de quem visita a loja.
E você não precisa necessariamente de câmera com lente, estúdio e coisas do tipo. É possível também tirar boas fotos apenas com o celular e uma boa iluminação. Você pode tanto procurar por um local com boa iluminação natural, como construir um mini estúdio a partir de cartolina branca e uma luminária, se vender produtos de um tamanho pequeno.
Também não é necessário ser o expert em edição de imagens. Existem inúmeros aplicativos para celular que são bem simples e intuitivos, inclusive com efeitos prontos.
Caso você não queira ter esse trabalho e tenha grana para investir, também dá para comprar imagens prontas em bancos de imagens, como o Shutterstock, por exemplo.
Quantidade razoável de produtos disponíveis
É recomendável que uma loja virtual possua um número mínimo de produtos (nós recomendamos pelo menos 50). Quantidades muito abaixo podem afetar negativamente a sua performance, tanto na divulgação quanto na imagem da loja.
Isso impacta tanto na percepção do cliente, que fica mais confiante ao ver uma loja com um catálogo vasto, como também afeta o tíquete médio, afinal, trazendo mais opções você aumenta as possibilidades do cliente comprar mais do que um único produto.
Se você não tiver condições de já começar com tamanha variedade, vá adicionando aos poucos, mas não deixe de colocar esse fator como um dos objetivos principais a serem alcançados.
Atenção ao preço do frete vs. preço dos produtos
No início do e-commerce do Brasil, era comum encontrar lojas que ofereciam frete grátis de forma despreocupada. Mas é preciso entender, que apesar de ser um atrativo indiscutível, a entrega gera custos e é preciso dividi-lo com o consumidor.
E um grande ponto de atenção é observar o valor de seus produtos em comparação ao preço do frete, e isso se dá porque quando o cliente coloca R$40 em produtos no carrinho mas vê um frete de R$30, por exemplo, ele se sentirá muito desestimulado a concluir a compra, pois faz parecer que não vale a pena, já que ele estará gastando quase metade do dinheiro apenas no transporte.
Algumas lojas optam por oferecer frete grátis, adicionando um valor médio de frete no custo do produto, tirando esse desestímulo do cliente.
Mas fique atento, tanto o frete grátis quanto os parcelamentos precisam ser controlados e calculados cautelosamente antes de serem oferecidos, para não inviabilizar sua operação.
Correios ou transportadoras?
Geralmente quem está criando seu e-commerce do zero opta pela entrega através dos correios. Mas se o seu negócio oferece produtos de grandes dimensões ou peso, as transportadoras são uma boa opção.
Vamos às características dos dois serviços:
Correios:
- Disponibiliza um contrato com o lojista que oferece algumas facilidades, como o pagamento do frete por meio de fatura;
- Oferece duas principais modalidades de entrega: O PAC e o Sedex;
- Possui limite de peso de 30kg para envio.
Transportadora:
- Não possui limite de peso;
- É possível firmar contratos de acordo com o nível de serviço;
- O risco de paralisação ou greve é menor.
Outras opções são:
- Disponibilizar entregas expressas na região do seu negócio através de motoboys ou carro próprio;
- Oferecer retirada na loja;
- Viabilizar o serviço de transportadora a cobrar, no qual a transportadora escolhida pelo consumidor retira a encomenda.
Além, é claro, de um bom planejamento
Todo negócio para acontecer necessita de um bom planejamento. É preciso planejar o financeiro, escolher e estudar o nicho escolhido para verificar se há demanda, definir o público alvo, analisar fornecedores e escolher a melhor forma de divulgação. Tudo isso precisa ser bem elaborado antes de sequer pensar em começar seu e-commerce.
Os passos para colocar sua loja no ar
Escolha uma plataforma
Ao escolher a plataforma ideal para o seu negócio, é preciso considerar não só o preço, mas também as funcionalidades que a ferramenta oferece. Algumas disponibilizam a integração com marketplaces como o Mercado Livre, por exemplo.
Uma plataforma ideal para sua loja virtual deve oferecer:
- Proteção de dados;
- Oferecer relatórios de vendas completos direto da plataforma e opção de exportar para Excel;
- Disponibilizar a integração com ferramentas de logística, marketing e gestão;
- Prestar um bom suporte ao lojista.
Defina e compre um domínio
Algumas plataformas de e-commerce já oferecem o domínio como compra conjunta, mas caso a de sua preferência não possua essa opção, será necessário comprar.
Para a compra, nós sugerimos a registro.br, em que você escolhe e registra um endereço a partir de R$40 ao ano.
Dê preferência a nomes curtos e fáceis de lembrar e de escrever, para que seja mais fácil para os consumidores encontrarem sua loja virtual.
Configurações básicas
Pagamento
Na hora de configurar as opções de pagamento, geralmente existem algumas opções de Gateway de pagamento, como Pagseguro, Paypal, Paghiper, Cielo, entre diversos outros. Pesquise quais taxas fazem mais sentido para você, e ofereça de preferência mais de uma opção para seus clientes.
Frete e envio
Oferecer diversas formas de envio e uma calculadora automática de frete é muito importante e ajuda o consumidor a fazer a decisão de compra.
Se possível, independente do envio ser através do correio ou transportadoras, permita que o cliente rastreie e acompanhe a viagem da sua mercadoria.
Dados da loja
Segundo o Decreto nº7.962 que regulamenta o e-commerce brasileiro, há uma série de informações que a loja virtual precisa apresentar no site. São elas:
- Endereço físico e eletrônicos, razão social, CNPJ e telefone;
- Contato: disponibilizar um meio de contato eletrônico seja ele chat ou e-mail para o consumidor se comunicar;
- Conclusão da compra: antes do cliente finalizar a compra é preciso apresentar um resumo para que ele verifique o produto que está adquirindo, preço, modo de pagamento e envio;
- Envio: informá-lo por e-mail as etapas de processo do envio e se possível um rastreamento do produto;
- Troca: deixas explícito quais são as políticas de troca e realizá-las sem cobrança adicional até 7 dias depois da compra.
Defina o design da loja
Na hora de definir o visual da loja, é importante ressaltar que toda a sua marca precisa seguir uma identidade visual. Portanto, se você, por exemplo, definiu que o logo seria azul e branco, sua loja não pode ser verde e branca.
Além do design ser atrativo e bonito é preciso seguir um padrão para que o consumidor identifique a sua marca de forma instantânea independente do canal em que você se encontrar.
Há plataformas que já oferecem layouts prontos e personalizáveis, mas caso você queira elaborar algo único e com a cara do seu negócio, contrate um web designer.
Crie páginas adicionais
Além da página de política de trocas e devoluções que foi rapidamente citada em um tópico anterior, crie também páginas adicionais referentes a política de privacidade informando seus clientes sobre a segurança de seus dados pessoais, conte um pouco da história da empresa (como surgiu, quem idealizou, etc.) e dúvidas frequentes; com o tempo perguntas de seus consumidores surgirão e ao invés de eles terem que entrar em contato com o seu estabelecimento toda vez, elabore essa página com as perguntas mais comuns; facilitando a vida de ambos os lados.
Cadastre seus produtos
Ao criar um e-commerce do zero, é comum que muitos empreendedores se atentem apenas ao básico. Mas ao realizar o cadastro de um produto, por exemplo, já é possível trabalhar na atração do produto na descrição. Exemplo:
- Nome do produto;
- Preço;
- Fotos boas e de alta qualidade;
- Quantidade do produto em cada embalagem e peso (se aplicável);
- Descrição: utilização e preparo, principais características e vantagens ou benefícios. (Exemplo: camisa de algodão fofinha e macia ou chá de eucalipto ótimo para tratamento de sinusite e inflamações.)
Outro fator importante no cadastramento de produtos é categorizar seus produtos para que o cliente se oriente através de departamentos durante a navegação. Mas é importante destacar que a criação de categorias só vai ser eficiente e relevante caso a sua loja possua uma quantidade razoável de produtos.
O recomendado é que as categorias possuam até 3 subníveis. Exemplo: Moda Feminina > Coleção Verão > Saias > Últimas novidades. Ou também: Bebidas > Chás > Medicinais > Gripes e Resfriados. A categoria novidades funciona bem para lojas que em uma necessidade maior de sempre estarem apresentando novos produtos para manter seus clientes interessados, como é o caso de quem comercializa roupas.
Configure as integrações
Existem integrações que são imprescindíveis para a sua loja, isso porque são através delas que você poderá personalizar seus anúncios pagos nas plataformas da Google e Facebook, além de analisar resultados.
Estamos falando das integrações do Google Analytics, Google Ads e do Pixel do Facebook.
Cada plataforma terá sua forma de configurar essas integrações, então, nessa etapa busque entender o passo a passo dentro da base de conhecimento da plataforma que você escolheu para a sua loja virtual.
Crie banners rotativos para a sua homepage
Praticamente toda loja virtual que você entrar, encontrará banners rotativos na homepage e talvez até nas páginas de cada categoria.
Eles são de extrema importância para se comunicar com os seus clientes e visitantes do site.
Promoções em curso, destaque de determinado produto ou categoria, avisos importantes, entre outras informações relevantes para a sua operação.
Certifique-se de sempre atualizar seus banners rotativos.
Minha loja está pronta! E agora?
Engane-se quem acredita que a criação de um e-commerce do zero acaba quando a loja está finalizada. Agora é preciso iniciar todo um trabalho de divulgação para que os consumidores cheguem até ela. Não é só porque ela está na internet que as pessoas vão magicamente encontrá-la.
É preciso investir em diferentes ferramentas do marketing digital para que sua loja virtual torne-se um sucesso.
Dentre elas estão:
- A gestão de tráfego pago (Google Ads, anúncios no Facebook e Instagram);
- E-mail marketing (criação de base de clientes, fidelização, pós-compra, abandono de carrinho);
- SEO (criação de conteúdo para atração de clientes de modo orgânico, ou seja, gratuito);
- Redes Sociais (criação de perfil e gerenciamento de conteúdo para aproximar o público da marca e gerar interesse pelos produtos) são algumas das estratégias.
E para saber quais estratégias combinam mais com o seu negócio, conte com uma agência de marketing especializada em criação de e-commerce do zero e gerenciamento de conteúdo; conheça a Neela Marketing.
Com experiência em lojas virtuais, nós prestamos todo o suporte desde a montagem até a divulgação da sua loja online.
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