Redes sociais utilizadas como ferramentas de marketing são de extrema importância no dia de hoje. Não só para divulgar, mas também para criar a identidade da marca.
E só ter um perfil criado não é o suficiente, é preciso também saber gerenciá-lo para atrair o público e fazer com que suas postagens alcancem mais gente. Mas como fazer um bom gerenciamento das redes sociais do meu negócio?
O que é gestão de redes sociais?
O gerenciamento das redes sociais é formado por um conjunto de ações que são realizadas para potencializar estes canais de comunicação de acordo com as singularidades de cada plataforma.
É um processo que inclui planejamento, organização, produção de conteúdo e apuração dos resultados.
Isso significa que, antes mesmo de criar um perfil em alguma plataforma, é preciso que a comunicação da empresa esteja bem alinhada, ou seja, é preciso definir o posicionamento, e padronizar a comunicação visual e social.
Por que fazer uma boa gestão de redes sociais é importante?
A rede social é o principal canal de interação com o seu público e a vitrine do seu negócio. É através dela que as pessoas avaliarão a sua empresa e decidirão se vale a pena a tentativa de adquirir um produto ou serviço, ou não.
Seu negócio ficará mais conhecido e, por isso, é necessário deixar o perfil convidativo e interessante. Mas cuidado, falar somente de seus produtos e serviços afasta o público, pois o torna desinteressante. Postar conteúdos e informações que façam parte do seu ramo de atividade atrairá mais a sua audiência.
Ter um perfil nas redes também diminuem os ruídos de comunicação existentes. Você terá um feedback mais sincero e rápido de seus clientes quanto aos serviços oferecidos e ao atendimento.
Quais redes sociais são ideais para o meu negócio?
São inúmeras as redes sociais que existem atualmente. E cada uma possui um tipo de público e objetivo diferentes. E por conta desta diversificação, é preciso antes analisar com cuidado em qual delas o ramo da sua atividade se encaixa melhor.
Ter perfil em todas as redes sociais, mesmo que sejam só as principais como Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter pode ser um pouco trabalhoso e desnecessário. Dependendo do serviço que sua empresa oferece, criar uma conta em cada uma pode ser uma perda de tempo.
Então, vamos dar alguns exemplos de quais plataformas sociais são ideais para alguns tipos de negócio:
Gastronomia
Se a sua empresa está no ramo de gastronomia, Instagram, Pinterest e Youtube são as principais que se adequam ao seu negócio. Enquanto o Insta e o Pinterest ficarão responsáveis pelo visual das suas receitas, o YT funcionará como um guia prático.
Há também redes especificais tais como Neeach, Pip! E All Chefs, voltadas especificamente para o ramo.
Artesanato, Fitness, Reformas e Moda
Por serem ramos de atividade tão visuais, já dá para imaginar quais redes são ideais, certo? Instagram e Pinterest são as principais neste caso, e dá para abusar dos vídeos mais curtos do IGTV.
Educação, B2B e B2C
Negócios com o foco um pouco mais sério, casam-se muito bem com o Linkedin e o Facebook. Enquanto o primeiro pode abordar assuntos específicos em artigos, o segundo pode trabalhar no fornecimento de informações e cursos.
Já caso o seu objetivo seja videoaulas, o Youtube também pode ser uma ferramenta poderosa.
Como trabalhar com as redes sociais?
Até aqui você já entendeu a importância de se fazer uma boa gestão e quais redes conversam mais com o seu negócio, agora é hora de saber como trabalhar com cada uma e suas particularidades na prática.
Antes de falar de cada plataforma individualmente, é necessário saber se planejar. E apesar das redes serem diferentes, alguns fatores que fazem parte da organização não mudam. É necessário alinhar estes tópicos antes de colocar alguma coisa em prática.
1. Conheça sua audiência
O primeiro passo é conhecer a persona do seu público, ou seja, entender seus hábitos de compra, suas necessidades, seus desejos, quais são as redes sociais mais utilizadas por elas, faixa etária e gostos pessoais.
Ter mais de um tipo de público é perfeitamente normal, o que você deve ter em mente é estar presente onde eles estão.
2. Escolha seus canais de comunicação
Como vimos, não são todas as redes sociais que vão funcionar para o seu negócio, e tudo bem. Também pode ser difícil escolher por onde começar ou até mesmo quais utilizar e por isso, pode-se fazer testes.
Aos poucos, você também notará a necessidade de se fazer presente em outros meios, mas não se apresse. É preciso ser consistente e fazer acontecer em um perfil antes de expandir para outros.
3. Defina metas
Se você não souber onde quer chegar, não vai saber o que fazer. Ao definir metas, você saberá qual estratégia é melhor para cada canal, tendo em visto que, todas as estratégias tenham um objetivo final em comum.
Redefinir as metas e redesenhar as estratégias é importante para se alinhar com os resultados, isso é perfeitamente normal. Atente-se apenas para que todas possuam um direcionamento.
4. Produza conteúdo interessante
Como já dito anteriormente, fazer postagens apenas sobre seus produto ou serviços, não atrairá ninguém. Faça postagens sobre seu ramo de atividade; informações, notícias, curiosidades, algo que torne sua página interessante.
5. Atente-se a identidade visual
Posts, cores, fontes; é preciso criar um padrão. Redes sociais são muito visuais e este é um ponto crucial para tornar sua página atrativa e mostrar que seu negócio entende do assunto.
É através do visual que as pessoas reconhecerão sua marca e te darão credibilidade e confiança.
6. Tenha consistência
Crie um planejamento editorial, faça postagens no mesmo horário e não se esqueça nenhum dia. Ficar dias sem postar transmite uma imagem de desleixo e de negócio amador.
Caso tenha perfil em outras mídias, intercale os dias de postagens.
7. Utilize a ferramenta de agendar publicações
Mídias como o Facebook, por exemplo, permitem que você agende suas postagens para dias de distância e isto permite que você se organize melhor, principalmente se trabalha sozinho.
Mas cuidado, as vezes ocorre de as plataformas saírem do ar e isso pode bagunçar as suas publicações, por isso mantenha um calendário em algum outro lugar para que seja possível se reorganizar sem muito sofrimento.
8. Saiba medir seus resultados
Não dá para fugir dos números nas redes sociais, é preciso sim analisá-los, principalmente para analisar se será necessário redefinir alguma meta.
Isso te ajuda a entender o conteúdo ideal que precisa ser feito no seu perfil, e o que precisa ser melhorado, pois os números podem enganar.
Por exemplo, digamos que você divulgou no Facebook um link para um texto em seu blog e essa postagem gerou mais de 1000 likes. Você já comemora, certo? Afinal, a postagem bombou. Mas então, você entra no seu blog para conferir quantos cliques esse montão de likes gerou e; apenas 10.
Todas as análises de números que forem feitas precisam ser profundas, para realmente entender o que aconteceu.
Para ajudar nessas métricas utilize o analytics disponível em cada mídia.
9. Paciência é a chave para tudo
Suas redes sociais não vão crescer do dia para noite e as vezes leva um tempo para achar o conteúdo ideal para cada uma e alinhar bem as estratégias. O que deu certo para fulano não necessariamente vai dar certo para você.
Não se prenda a artigos que te dizem que você só pode postar 2x por dia ou que em tal horário tem mais gente online. O seu público não é o mesmo que o dele. Teste, experimente, faça diferente. Somente assim você poderá entender de fato o seu público.
E tenha paciência. E não só com o fato de esperar dar resultados, mas também com o público. Você poderá receber críticas bem negativas e pesadas, mas nunca seja grosso com sua audiência.
10. Admita seus erros
Errou o link? Disse algo que não deveria? Houve um erro na entrega da mercadoria? Retrate-se, peça desculpas. Justificativas sem sentido só colocarão o público contra você.
11. Não subestime seu público
Boas ideias podem vir da sua audiência. Leia os comentários e considere as sugestões, não se esqueça que são os desejos deles que você deve tentar suprir.
12. Criatividade tem limites?
A sua criatividade para criar conteúdo pode se esgotar, isso é verdade. Quando isso acontecer, reveja posts antigos, pesquise sobre o que se está se falando na mídia, preste atenção nos comentários e no seu público.
Mas cuidado, sabemos que o Meme é algo que está em alta, mas avalie bem antes de usá-lo. As vezes ele não se encaixa no assunto ou não se encaixa no seu ramo de atividade.
13. Invista sem medo
Facebook é uma rede maravilhosa que conecta pessoas, mas é preciso investir. A plataforma limita muito os posts até mesmo para quem curte sua página. E o mesmo pode ser dito do Instagram que só coloca no feed das pessoas aquelas contas que elas mais curtem as postagens.
14. O engajamento é o maior desafio
O engajamento é o maior desafio de qualquer empresa e sempre será. Só likes não são o suficiente, é necessário que o público interaja com a publicação, quanto mais gente comentar, mais alcance o post terá.
Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre como se planejar, separamos algumas dicas de algumas plataformas específicas para te auxiliar.
Como gerenciar o Facebook?
Planejar, produzir conteúdo, investir e analisar os resultados. O Facebook Ads permite uma boa e avançada segmentação de público, o que facilita a utilização do funil de vendas do negócio.
Para conhecer mais as preferências do seu público alvo, utilize o Audience Insights.
Outros pontos fortes do FB são o atendimento, onde você pode deixar programado uma resposta no chat do Messenger e os grupos que podem ser vinculados a fanpages para criar uma aproximação e realizar webinários exclusivos.
Como potencializar o Instagram?
O Instagram é a rede social mais visual de todas. Captar a audiência pelas fotos é o objetivo principal, mas também é possível abusar do IGTV com vídeos curtos de algum conteúdo específico ou com os bastidores da empresa.
Produzir conteúdo jornalístico, como entrevistas com algumas personalidades do ramo também pode ser interessante. Tirar dúvidas através de vídeos ou stories também é um bom uso da ferramenta.
Como utilizar o Linkedin?
Quando se trata de profissionalismo e busca por leads do mercado B2B, o Linkedin é a ferramenta.
Você poderá fazer contatos profissionais com pessoas chave para seu negócio, criar vagas, discutir assuntos que envolvam seu ramo e empreendedorismo num geral, leis trabalhistas e assuntos mais específicos e sérios. Esse tipo de conteúdo fortalece sua empresa no mercado.
Como produzir conteúdo de qualidade para o Youtube?
O Youtube se solidificou como uma das maiores redes sociais no país e ele atrai muita gente principalmente pela oportunidade de se fazer dinheiro com os vídeos.
Nele, você focará nos conteúdos que necessitam de uma explicação mais complexa e didática, que não pode ser resumida em uma postagem ou ficará muito extenso no blog ou até é mais fácil de contextualizar oralmente.
Para ganhar mais visibilidade na rede, é preciso que alguém ou algumas pessoas sejam a face do canal, assim o público cria uma empatia pela empresa com mais facilidade. É preciso também caprichar na thumbnail (a foto de capa do vídeo) e mostrar o rosto de alguém, pois o Youtube divulga mais os vídeos em que alguém apareça na capa.
Ter muitos comentários também é algo que fará com que seu vídeo seja mais recomendado. Ou seja, de novo o desafio do engajamento aparece.
Ter boa iluminação, bom áudio e um ótimo local para filmagem também são necessários para não parecerem vídeos amadores.
Por que contratar uma agência para gerenciar as redes sociais da minha empresa?
Como podemos ver, cuidar e organizar de tudo isso de forma que o visual fique bonito e que o conteúdo seja atrativo pode ser muita carga para você e sua empresa.
E até na hora de redefinir estratégias ou mensurar resultados pode ser um pouco confuso para quem está chegando agora nas redes sociais.
Por isso, contar com profissionais especializados e experientes no assunto garante um resultado melhor e sem dores de cabeça! Apesar do marketing ser responsável por trazer o público através de uma comunicação atrativa e eficiente, são os resultados que mostram o quão eficiente foi o trabalho realizado. E é nisso que a Neela Marketing acredita. Entre em já em contato!