Quando pensamos em vender pela internet, os produtos aparentam ser muito mais atrativos do que serviços, não é mesmo? Afinal, você pode analisar a qualidade de forma visual e através das inúmeras avaliações que geralmente esses itens recebem.
Então, como vender serviços pela internet e provar a qualidade dos seus serviços para os clientes?
Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores que decidem comercializar a prestação de serviços através do online.
Mas a resposta nós já temos: gerar valor. A questão real é: como fazer isso?
Pensando nisso, hoje trazemos 7 dicas para te auxiliar a como vender prestação de serviços pela internet.
1. Construa uma estratégia de marketing
A primeira resposta para a pergunta “como vender meus serviços pela internet” é elaborar estratégias de marketing com foco na geração de tráfego.
Afinal, o primeiro passo para obter clientes é ter um bom número de visitantes no site. Uma das táticas mais utilizadas do marketing digital para atrair tráfego de forma orgânica é o SEO (Search Engine Optimization).
Através do SEO, é possível criar conteúdos (textos, artigos, notícias, ebooks, infográficos) focados no que o seu público pesquisa e ir diretamente nas principais dúvidas e dores dele e oferecer os seus serviços como solução.
Outras alternativas que geram bons resultados, porém são pagas e precisam de um investimento contínuo, são os anúncios digitais, como Google Ads e Facebook Ads, pois eles atingem diretamente o seu público-alvo, ou seja, pessoas que pesquisaram e/ou se interessam pelos serviços que a sua empresa oferece.
Se bem direcionados, esses anúncios geram tráfego de uma forma bem mais rápida que o SEO, por exemplo, por isso, a contratação de um profissional de marketing digital é indicada.
2. Construa a imagem da sua empresa
Ao se perguntar como vender serviços na internet, é preciso ter em mente que o produto não é apenas o serviço que você oferece, como também a imagem do seu negócio.
E como imagem estamos nos referindo aos problemas do cliente que você prometeu resolver, ou seja, as soluções que você oferece, o atendimento e o preço.
Tudo precisa estar bem alinhado para que cause uma boa impressão permanente. De nada adianta sua prestação de serviços ser excelente se o preço e o atendimento não correspondem.
Se o preço for extremamente barato, por exemplo, pode também causar certa desconfiança ou até uma má impressão.
Trabalhe para sempre cumprir o que prometeu, sem entrelinhas.
3. Utilize diferentes mídias sociais
Antes de adquirir qualquer produto ou serviço, é normal que as pessoas investiguem a empresa e seus diferentes canais de comunicação para averiguar se a empresa é séria.
Produzir materiais ricos e relevantes não só para o site/blog como para os perfis sociais é muito importante para se aproximar do consumidor e mostrar que você domina a sua área de atuação.
4. Defina bem o público-alvo
Muitos empreendedores começam a oferecer seus serviços pela internet pelo grande alcance que essa plataforma tem. Mas isso não significa que todos têm a necessidade de consumir os seus serviços.
Por isso, definir bem o público-alvo é extremamente importante para que as estratégias de marketing sejam bem direcionadas e possam trazer bons resultados.
Para auxiliar a determinar o público, você precisa buscar as respostas para as seguintes perguntas:
- Quem deseja adquirir seus produtos?
- Quais são seus problemas/dores, dificuldades e desejos?
- Por que ele te contrataria? Quais são os diferenciais do seu negócio?
- Qual é a idade, sexo, formação educacional, poder aquisitivo, classe social, localização e hábitos de consumo dos seus clientes?
- Onde eles encontram as informações que necessitam diariamente?
- Quais são os problemas/dores que os seus serviços solucionam?
- Consumidor final ou empresas: seu produto é destinado ao consumidor final ou a pessoas jurídicas?
5. Construa autoridade e credibilidade
Construir autoridade e uma boa credibilidade online é um fator fundamental para quem quer aprender a como vender serviços pela internet.
É uma ação que leva tempo, mas é necessária. E a criação de conteúdo é uma das grandes responsáveis pelo fortalecimento da autoridade.
Materiais bem produzidos fazem com que sua empresa seja bem vista pelos potenciais clientes, pois passam a impressão que você realmente entende do assunto.
Já para a construção da credibilidade, há algumas medidas que podem ser tomadas:
- Divulgue cases de sucesso no seu site e nos perfis das redes sociais, assim como testemunhos e depoimentos de clientes que ficaram satisfeitos com os seus serviços;
- Insira informações de contato e endereço de modo visível;
- Destaque suas credenciais, prêmios, formação, garantias oferecidas;
- Descreva um pouco da sua história pessoal, momentos difíceis e de crise e como superou esses momentos, isso cria uma sensação de identificação no seu público-alvo.
6. Evite os ruídos de comunicação
Uma dica extremamente importante sobre como vender prestação de serviços pela internet é dar uma atenção especial à comunicação.
Seja claro em suas declarações e bem específico sobre os serviços que oferece. Não deixe espaço para entrelinhas ou má interpretações, mostre ao cliente exatamente o que ele está adquirindo.
7. Formulários simples para geração de leads
Dependendo do estágio de compra que o cliente potencial se encontra, muitas vezes você não conseguirá converter a primeira visita dele ao seu site em uma venda, por isso é necessário captar o e-mail dele para voltar a oferecer seus serviços através de uma campanha de e-mail marketing.
Ofereça algo em troca desta informação, como um e-book, uma planilha pronta ou um vídeo com dicas exclusivas.
A partir daí é possível utilizar de uma série de estratégias com o objetivo de converter a visita em compra.
Por onde começar?
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