Está pensando em trazer seu negócio para o ambiente online? Então, confira os erros mais comuns dos empresários ao empreender digitalmente e evite-os!
Se antes empreender na internet já era sinônimo de bom negócio, depois da pandemia da Covid-19 o empreendedorismo online tornou-se uma necessidade.
Segundo a 6ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro realizada pela PayPal Brasil em parceria com a BigData Corp, o país bateu o recorde de 1,3 milhão de lojas online em 2020, representando um crescimento de 40,7% referente ao ano interior.
Por ser um modelo de negócio muito mais escalável do que o físico, principalmente por romper as barreiras geográficas e ainda ter como aliada a tecnologia, muitos empreendedores entram de cabeça no empreendedorismo online e muitas vezes suas visões do negócio não correspondem com a realidade.
Assim como empreender offline, o online também está passível a erros e não existem fórmulas mágicas ou milagres.
A grande diferença é que no empreendedorismo digital é possível se preparar melhor, reunir muito mais informações e acompanhar tudo de perto e em tempo real, tornando-se possível corrigir erros ou prover melhorias em qualquer momento da campanha.
No entanto, erros sempre trazem dor de cabeça. Principalmente quando se cria expectativas muito altas e essas não são cumpridas devido a atitudes desesperadas tomadas pelo empresário.
Por mais que vender online realmente tenha a possibilidade de trazer muito mais lucro que o offline, é preciso que tudo esteja bem alinhado e planejado para o aumento nas vendas de fato acontecer.
Pensando nisso, separamos alguns erros muito comuns cometidos por empreendedores ao iniciarem as vendas online com o objetivo que você empreendedor leia e não os repita.
Índice – 30 principais erros dos empreendedorismo online
- Não estudar sobre marketing digital
- Não se dedicar totalmente
- Não investir no pós-venda
- Pensar somente nos lucros
- Não ter um site profissional
- Não elaborar um plano de marketing estratégico
- Não criar um bom planejamento
- Não colocar as ideias em prática para testar
- Não validar a ideia antes de investir
- Não administrar bem o capital de giro
- Não pesquisar sobre o mercado
- Não avaliar bem os parceiros de negócios
- Desistir fácil
- Misturar finanças pessoais com as contas da empresa
- Não continuar investindo no negócio
- Escolher um mercado muito pequeno
- Subestimar a concorrência
- Não saber o seu diferencial
- Esperar que os clientes venham
- Investir pesado em qualquer canal de marketing
- Empreender em um mercado que não se tem conhecimento
- Querer abraçar vários nichos ao mesmo tempo
- Esquecer completamente das vendas físicas
- Não investir em marketing de conteúdo
- Deixar os anúncios pagos de lado
- Não prestar bom atendimento ao cliente
- Não valorizar seu próprio serviço/produto
- Ignorar comentários e reclamações sobre a empresa na internet
- Endividar-se
- Agir de forma diferente ao planejamento
Os erros mais comuns cometidos por empreendedores ao começar a vender online
1. Não estudar sobre marketing digital
Por mais que você esteja disposto a contratar uma agência de marketing digital para te auxiliar, estudar sobre o assunto continua sendo importante.
Ao ter conhecimento sobre o que se trata e o que pode se esperar dessa prática, as expectativas são niveladas e o risco de não ser o que você esperava diminui e muito.
E por mais que a sua equipe seja especializada no assunto, somente o dono conhece a fundo o seu próprio negócio, e ao estudar sobre marketing digital, torna-se mais fácil sugerir ideias e ações que tenham a identidade da sua empresa, aumentando assim as chances das ações de marketing darem certo.
2. Não se dedicar totalmente
Muitos empresários possuem a falsa imagem de que possuir uma loja online ou fazer marketing digital não dá trabalho e não necessita de tanta dedicação quanto a física/offline.
O que não é verdade. É preciso que o empresário entre de cabeça juntamente com a equipe de marketing para que juntos, surjam ideias diferentes, inovações e novas estratégias.
3. Não investir no pós-venda
Tão importante quanto captar um novo cliente é garantir que ele continuará a adquirir seus produtos ou serviços.
Fidelizar os clientes é um dos pontos principais de qualquer empresa, independente de seu tamanho. Aliás, assim você evita que ele compre do seu concorrente.
Algumas ações que podem ser tomadas no pós venda para você demonstrar para o seu cliente que o valoriza e que deseja que ele retorne sempre são:
- Aposte no e-mail marketing com conteúdos interessantes sobre seus produtos/serviços e ofereça cupons exclusivos de desconto;
- Encaminhe questionários de avaliação e solicite feedbacks para melhorar em seus pontos fracos;
- Mantenha os canais de comunicação da empresa sempre disponíveis para eventuais críticas, sugestões, elogios e reclamações;
- Faça-se presente na vida de seus clientes através de posts nas redes sociais.
4. Pensar somente nos lucros
Apesar da internet girar em uma velocidade muito mais rápida que a loja física, nada acontece do dia para a noite. Não é porque você abriu uma loja online com produtos inovadores e investiu pesado no marketing que já no primeiro mês é garantia que ela vai estourar.
Uma das coisas mais importantes para os negócios online é adquirir confiança e credibilidade na internet e isso leva um certo tempo. Como ninguém tinha sequer ouvido falar da sua loja antes e não terá avaliações de consumidores, pode haver um receio por parte dos primeiros compradores.
Por isso, é necessário gerar confiança através das redes sociais, site e marketing de conteúdo.
5. Não ter um site profissional
Na internet, a confiança está muito baseada no visual e design das coisas. Se você cria um site de qualquer jeito, que pareça descuidado, largado ou “pobre”, é esta imagem que as pessoas terão do seu negócio e dificilmente elas irão confiar em você.
Principalmente se o site não possuir informações relevantes como endereço, telefone, CNPJ ou não tiver métodos de pagamento confiáveis e com selo de segurança.
Do mesmo jeito que sua loja física não atrairia muitos clientes se não fosse “arrumadinha”, com uma bonita fachada e o interior devidamente organizado e bem iluminado, assim também funciona na internet só que com o site.
6. Não elaborar um plano de marketing estratégico
O marketing não é composto por ótimas ideias soltas que vão tomando forma a partir de investimentos. Tudo é planejado a partir de muito estudo e teste.
Por trás do marketing existe toda uma parte estratégica que leva em conta diversos fatores como perfil, idade e onde está concentrado seu público-alvo na internet, o que buscam no Google, o poder aquisitivo, etc.
Para dar resultados satisfatórios, o plano de marketing precisa ser devidamente elaborado e trabalhar de forma unificada com todos os fatores e meios de venda da empresa.
7. Não criar um bom planejamento
Antes de começar a empreender online, é preciso fazer um bom planejamento. Até porque abrir este canal de vendas vai levar tempo, dedicação e dinheiro.
É preciso orçar os possíveis custos, separar uma grana para o investimento e traçar metas e objetivos para essa nova empreitada.
Também é importante que não se dependa do dinheiro da loja física para investir na loja virtual, pois dessa forma o trabalho pode ser travado ou gerar muita pressão, o que pode levar a atitudes desesperadas.
8. Não colocar as ideias em prática para testar
Teve uma ideia brilhante? Coloque-a para teste. Não pense em apenas repetir o que os seus concorrentes já fazem só porque para eles aparentemente deram certo. E também não mantenha a ideia guardada por medo da concorrência copiar.
Testar coisas novas pode fazer surgir novos caminhos e pode ser exatamente o diferencial que o seu negócio estava precisando.
9. Não validar a ideia antes de investir
Por mais que a ideia seja empolgante, não invista dinheiro antes de concluir que você descobriu de fato algo que tem muito potencial.
Converse com pessoas mais experientes, analise a recepção do seu público alvo e estude muito antes de tomar qualquer atitude. Nada melhor do que os dados para te dizerem se a sua ideia vale o valor do investimento.
Na hora de testar, comece investindo um pouco menos para avaliar os resultados, e se positivos, amplie seus investimentos.
10. Não administrar bem o capital de giro
Como já mencionamos em um tópico anterior, um fator primordial do empreendedorismo online é não misturar as finanças da loja física com a online e não se empolgar nos investimentos.
Lembre-se que você precisa administrar bem o seu dinheiro de modo que não falte para investir, repor o estoque, pagar funcionários, etc.
Muitos empresários quebram, pois, ao estourar em um mês gastam todo o lucro e depois sofrem para pagar as contas num mês ruim.
11. Não pesquisar sobre o mercado
Se ainda não ficou claro, empreender online não é o mesmo que empreender fisicamente. Por mais que seja o mesmo mercado, os consumidores se comportam de maneiras completamente diferentes, assim como o volume de buscas por algo pode ser alto em um setor e muito baixo em outro.
Por isso, pesquise sobre o mercado online do seu produto ou serviço. Verifique se há procura, público e se o giro é alto.
12. Não avaliar bem os parceiros de negócios
Empreender sozinho pode ser difícil. Procurar por parceiros de negócios é natural, principalmente para lojas online, que geralmente procuram por empresas de frete.
Mas avalie bem a reputação e a forma de trabalho de seus possíveis parceiros antes de fechar qualquer negócio, pois é sua reputação que está em jogo.
13. Desistir fácil
Um dos principais erros do empreendedor que decide começar a empreender digitalmente é não persistir. Esperar resultados rápidos e grandiosos da venda online pode trazer decepção e desânimo.
É sempre importante lembrar que apesar do marketing digital abrir inúmeras possibilidades para o seu negócio, a concorrência na internet também é muito maior e mais competitiva.
Reveja sempre seus métodos, produtos, atendimento e busque sempre um diferencial, mas persista bastante antes de jogar a toalha. Caso você não esteja conseguindo enxergar sozinho o que está dando errado, consulte uma agência de marketing.
14. Misturar finanças pessoais com as contas da empresa
Esse é um erro muito comum do empreendedor em geral, independente do canal de vendas que ele utiliza. Este é um dos principais motivos pelo qual as empresas quebram. A boa administração financeira do seu negócio é o que medirá a sua capacidade de crescimento.
É imprescindível separar bem a verba para todos os setores da empresa: loja física, loja online, investimento em marketing, manutenção do site, salário pessoal, etc. Um não pode depender do outro nem muito menos pegar emprestado.
15. Não continuar investindo no negócio
Muitos empresários cometem o erro grave de investir apenas na criação do site e da loja virtual e na campanha de inauguração e não voltarem mais a colocar dinheiro do marketing digital.
Colocam um prazo de 3 a 6 meses de investimento e quando percebem que o negócio já está andando, pausam o marketing por acreditarem que não precisam mais de divulgação.
Você por acaso já percebeu que a Coca-Cola ou o McDonald ‘s sempre estão com comerciais na TV e anúncios por todo o lugar? Você acha que essas duas gigantes pensaram alguma vez em pausar o marketing porque não precisavam mais dele?
Se você pausa o investimento de marketing, por consequência você para de crescer e gradualmente suas vendas vão caindo até o seu negócio ficar no zero a zero ou no negativo.
Num mundo tão digitalizado e globalizado como o de hoje, é fácil ser esquecido, por isso, a divulgação é um trabalho contínuo, sem pausas.
16. Escolher um mercado muito pequeno
Encontrar um nicho pouco explorado e que há demanda pode ser uma mina de ouro, mas cuidado para não acabar entrando em um mercado específico demais.
É importante ter em mente que você não será capaz de aumentar a necessidade de demanda de um mercado pequeno, não adianta insistir.
Também é preciso tomar cuidado com mercados com demandas somente em datas específicas como Natal, Festa Junina e Páscoa, por exemplo. Nessa situação, é necessário ter outro nicho para o resto do ano.
17. Subestimar a concorrência
Nunca subestime sua concorrência. Por mais que seus produtos ou serviços sejam altamente qualificados, eles podem começar a te copiar ou simplesmente começar a investir muito dinheiro no marketing digital ao sentirem-se ameaçados e simplesmente te neutralizarem.
Manter-se atualizado e sempre trazer novidades para os clientes é algo fundamental para vender online.
18. Não saber o seu diferencial
Vender mais do mesmo e do que já existe não é algo aconselhável. Ao planejar sua abordagem comercial, tenha em mente o que irá fazer seu produto ou serviço se destacar dos demais.
No final das contas, seu cliente ao comparar você com seus concorrentes, precisam ter claro na mente deles a resposta para a pergunta: “Por que eu deveria escolher essa empresa?”.
19. Esperar que os clientes venham
É muito comum o empreendedor online achar que por estar na internet seus clientes simplesmente acharão o seu negócio. Não investir em campanhas que conectem os interessados ao objeto de interesse é um erro grave.
Outra ação comum que alguns empreendedores tomam, é divulgar suas empresas em formato de spam em grupos e mensagens diretas. Tudo isso para evitar investir em marketing digital. Porém, os resultados não são interessantes.
20. Investir pesado em qualquer canal de marketing
Investir muito dinheiro em apenas um canal de marketing, seja qual for ele, é desperdício de dinheiro. Uma boa estratégia de marketing divide a verba entre seus canais de comunicação para que clientes cheguem até o seu negócio de formas variadas.
Mas aqui vale a ressalva: Em caso de orçamentos muito enxutos, a campanha ficará concentrada num único canal (redes sociais, google, e-mail marketing, etc), diminuindo o potencial dos resultados que seriam possíveis numa campanha mais completa.
21. Empreender em um mercado que não se tem conhecimento
Apesar de aparentar, o empreendedorismo online não é algo fácil. Não é porque você viu que uma loja de produtos para pets está estourando na internet que você pode simplesmente fazer igual e ainda obter o mesmo resultado.
Não que esteja proibido mudar de nicho ou tentar algo novo, mas algum conhecimento prévio ou muito estudo são necessários.
22. Querer abraçar vários nichos ao mesmo tempo
Diferentes nichos possuem diferentes públicos, portanto, pedem estratégias distintas. Não é porque a Amazon ou a Lojas Americanas vendem uma quantidade enorme de produtos variados que você vai conseguir fazer igual.
Eles possuem equipes gigantescas para cada setor e, mesmo assim, atendem nichos que, em geral, atendem o setor “casa”. Portanto, ao pensar em possuir mais de um nicho, reflita bem, planeje, estude e busque por algo que seja similar ao que você já vende ou que de certa forma o complete.
23. Esquecer completamente das vendas físicas
Ao iniciar as vendas online, por possuir uma expectativa maior ou por já obter resultados melhores do que na venda offline, muitos empreendedores tendem a deixar completamente de lado a loja física, o que não é o ideal.
É claro que, se assim desejar e a loja online se encontrar num patamar onde essa decisão pode ser tomada sem maiores preocupações, não há problema algum. No entanto, é preciso que a sua marca esteja bem solidificada no mercado online, caso contrário, as campanhas de marketing também devem continuar no offline.
24. Não investir em marketing de conteúdo
Apenas criar um perfil na rede social ou site, já não é suficiente no dia de hoje. Para ser encontrado através dos buscadores é necessário investir em marketing de conteúdo.
Posts para redes sociais, artigos para blog e demais materiais de conteúdo (ebook, apostilas, vídeos e afins) são ferramentas que precisam ser bem trabalhadas por um longo período de tempo até começarem a dar resultado, mas são necessárias para que o site do seu negócio apareça nos resultados de pesquisa do Google.
25. Deixar os anúncios pagos de lado
Com o alcance limitado dos posts nas redes sociais como Facebook e Instagram, os anúncios pagos são fundamentais para se alcançar o público alvo nessas duas plataformas.
Já o Google Ads permite que potenciais clientes que buscam por algo específico encontrem sua empresa de forma mais rápida e prática, sem o investimento em marketing de conteúdo citado em um tópico anterior.
Porém, é importante ressaltar que enquanto o marketing de conteúdo atrai clientes de uma forma orgânica, ou seja, gratuita, os anúncios do Instagram, Facebook e Google requerem investimento.
26. Não prestar bom atendimento ao cliente
Respostas curtas no WhatsApp, robôs no chat online e e-mails que demoraram muito para serem respondidos. Muitos empreendedores não prestam um bom atendimento ao cliente nas vendas online por acharem que ele optou pela compra pela internet por não querer contato físico.
Mas isso não se aplica de maneira alguma. Todos os clientes sempre desejam ser bem atendidos, independente do canal. Fazer da experiência dele único, pode ser um fator decisivo para sua fidelização.
27. Não valorizar seu próprio serviço/produto
Promoções, descontos, cupons e brindes são boas estratégias quando elas fazem parte de alguma campanha de marketing que possui algum objetivo específico. Mas baratear seus produtos e oferecer mimos constantemente pode desvalorizar seu negócio e faz com que o seu público não se acostume mais a ficar sem essas regalias.
28. Ignorar comentários e reclamações sobre a empresa na internet
Ler os comentários de quem adquire seus produtos e serviços pode não ser nada fácil, mas tem de ser feito. É através dessas avaliações que você enxerga sua empresa através dos olhos do público e através dos comentários com críticas construtivas perceber o que precisa ser melhorado.
29. Endividar-se
Fazer dívidas com a expectativa de lucros futuros não é algo aconselhável. Por mais que você esteja obtendo bons resultados através das vendas online, pegar um empréstimo para aumentar o investimento com o objetivo de aumentar ainda mais o lucro não deve ser feito.
O crescimento da sua empresa precisa ser gradual em todos os setores, tanto para não acumular dívidas e consequentemente quebrar, tanto para não se atrapalhar em tentar dar conta de um volume muito grande de serviço e não conseguir.
30. Agir de forma diferente ao planejamento
No empreendedorismo online, tudo é planejado com o objetivo de se conseguir analisar bem os dados e os resultados das estratégias de marketing digital, possibilitando a análise e melhoria dos métodos na próxima campanha, por isso é primordial que não sejam realizadas ações que não foram anteriormente discutidas para não destruir o planejamento.
Se alguma oportunidade única surgiu, analise com calma junto a sua equipe de marketing, mas não tome atitudes no impulso. Com um bom planejamento sua empresa tem muito mais possibilidade de alcançar os objetivos traçados.
Conheça a Neela Marketing
E para auxiliar você, empreendedor, a entrar no mundo de vendas online, nada melhor que uma agência especializada em marketing digital, não é mesmo?
A Neela Marketing é uma agência de marketing que auxilia os seus clientes em todo o processo de criação de site, criação de loja virtual, marketing de conteúdo, anúncios pagos do Google, Facebook e Instagram, gerenciamento das redes sociais, entre outros serviços.
Somos uma agência de marketing digital parceira que analisa o que sua empresa realmente precisa e te ajuda a enxergar o seu potencial de crescimento, dando todo o suporte necessário.
Entre em contato agora e conta para gente seus projetos e objetivos que te ajudaremos a chegar lá!