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marketing estratégico

Marketing Estratégico: alcance resultados duradouros

Marketing é o conjunto de ações que você realiza para atrair pessoas para o seu negócio. O objetivo é despertar o interesse das pessoas pelo que você oferece e compartilhar conteúdo para ajudá-las a decidir fazer negócios com você.

No entanto, para atrair as pessoas certas, é essencial saber como atraí-las e, ainda mais importante, quem são as pessoas que você deseja atrair. Sem essa informação crucial, será desafiador obter sucesso nos seus processos de marketing.

A forma como você pode obter essas informações é por meio do marketing estratégico. Neste texto, vamos definir o que é marketing estratégico e explicar as diferentes fases desse processo que irão ajudá-lo a promover eficazmente o seu negócio, atrair clientes e gerar receita.

O que é uma estratégia de marketing?

Uma estratégia de marketing refere-se ao plano geral de uma empresa para alcançar potenciais consumidores e transformá-los em clientes de seus produtos ou serviços. 

Ela geralmente inclui:

  • A proposta de valor da empresa;
  • Mensagens-chave da marca;
  • Dados sobre o perfil demográfico do cliente-alvo.

Entre outros dados importantes para entender os potenciais consumidores e alcançar resultados.

O processo de marketing estratégico também envolve pesquisa, estabelecimento de metas e objetivos que maximizarão a eficácia e o sucesso de sua estratégia de marketing global.

Esse processo é benéfico, pois permite ser mais intencional em seu marketing. Você garantirá que está mirando na audiência certa, entrando nos mercados corretos e utilizando os meios adequados.

O marketing estratégico garante que suas campanhas de marketing sejam bem planejadas, eficazes e exibidas para as pessoas certas.

Estratégias de Marketing x Plano de Marketing

marketing estratégico para atrair clientes

A estratégia de marketing é detalhada no plano de marketing – um documento que descreve os tipos específicos de atividades de marketing que uma empresa realiza e contém cronogramas para o lançamento de várias iniciativas de marketing.

As estratégias de marketing idealmente devem ter um período de vida mais longo do que os planos de marketing individuais, pois contêm propostas de valor e outros elementos-chave da marca da empresa, que geralmente permanecem constantes a longo prazo. 

Em outras palavras, as estratégias de marketing abrangem mensagens de alto nível, enquanto os planos de marketing delineiam os detalhes logísticos de campanhas específicas.

Por exemplo, uma estratégia de marketing pode indicar que uma empresa tem como objetivo aumentar a autoridade em círculos de nicho frequentados por seus clientes. 

O plano de marketing coloca isso em ação, com a criação de artigos ou planejamento de conteúdo exclusivo e analítico no LinkedIn.

Benefícios do Marketing Estratégico

O objetivo final do marketing estratégico é alcançar e criar uma vantagem competitiva sustentável sobre empresas concorrentes, entendendo as necessidades e desejos de seus consumidores. 

Pesquisas de mercado podem ajudar a traçar a eficácia de uma determinada campanha e identificar públicos não explorados para alcançar objetivos de resultados financeiros e aumentar as vendas.

Como colocar em prática o Marketing Estratégico

Colocar o marketing estratégico em prática requer alguns passos. Confira a seguir.

Identifique seus objetivos

A primeira etapa do marketing estratégico é a fase de planejamento. É o passo mais crítico, pois é a base de seus esforços. 

Você desejará identificar o propósito do seu negócio, necessidades e os objetivos que deseja alcançar, pois todo o processo o ajudará a atingi-los.

Sem essas informações, será desafiador progredir para as próximas etapas, já que você não entenderá o propósito por trás de seus esforços de marketing, tornando ainda mais difícil criar um plano sólido que o ajude a ter sucesso.

Enquanto as vendas são o objetivo final de cada empresa, você também deve ter metas de curto prazo, como; estabelecer autoridade, aumentar o engajamento do cliente ou gerar leads. 

Essas metas menores oferecem marcos mensuráveis para o progresso do seu plano de marketing. 

Pense na estratégia como a ideologia de alto nível e no planejamento como a maneira de realizar seus objetivos.

Fase de Análise

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A fase de análise envolve uma avaliação externa de como sua empresa se compara aos concorrentes e à sua indústria. 

Uma análise dos concorrentes o ensinará os detalhes de como seus concorrentes funcionam, sua posição na indústria e possíveis lacunas no mercado que você pode aproveitar para superá-los. 

Você pode analisar os depoimentos de clientes dos concorrentes para entender o que seu público-alvo está procurando e que eles não oferecem.

Essas informações podem ser usadas para criar um produto que seu cliente ideal já deseja ou para melhorar um serviço que já existe.

Você também desejará dedicar tempo para estudar seu público-alvo e criar personas de compradores. 

Busque obter uma compreensão completa de quem são seus clientes, suas necessidades, desejos, interesses e onde você os encontrará no mercado.

Resumindo, suas análises devem proporcionar uma compreensão de quão competitivo você é e quão competitivo você precisará ser em sua estratégia final para superar empresas semelhantes e se tornar um competidor viável no mercado.

Fase de Desenvolvimento

Uma vez que você tenha uma visão clara de sua indústria e de como deve se apresentar no mercado, o próximo passo é desenvolver seu plano de marketing. 

Essa etapa envolve a definição de seu mix de marketing, que é como você atenderá aos objetivos da fase um com base nas informações que você descobriu durante a fase dois.

O mix de marketing é composto pelos quatro Ps: produto, preço, praça e promoção. Vamos dar uma olhada em algumas definições breves de cada um:

  • Produto: é o que seu negócio está vendendo. 
  • Preço: preço no qual você venderá para os consumidores. 
  • Praça: onde seu produto ou serviço será vendido, como online ou em loja física.
  • Promoção: como você irá divulgá-lo e apresentá-lo ao mercado. Por exemplo, os diferentes canais de promoção (como as redes sociais) que você usará para empolgar sua audiência e incentivá-la a fazer negócios com você.

Pode pensar assim: digamos que seu objetivo final, desenvolvido durante a fase um, seja criar um CRM completo. Suas descobertas na fase dois mostraram que o CRM atual usado pelos seus clientes não é escalável, o que é um ponto problemático constante. Eles também desejam uma opção mais acessível.

Essa fase atual ajudaria você a criar, definir o preço, comercializar e promover o seu CRM completo, escalável e acessível para as audiências corretas, que estão prontas e ansiosas para comprar o que você tem a oferecer.

Identificando as táticas de Marketing que você usará

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A pesquisa pode ajudá-lo a entender não apenas quais desafios seus clientes enfrentam, mas também como eles consomem informações. 

Insights como esses podem ajudar a selecionar os canais que você usará para promover e distribuir seu conteúdo especializado.

Essa estratégia poderosa, que chamamos de construção de expertise visível, alavanca a credibilidade de sua empresa para criar maior exposição e gerar confiança.

Usar marketing online ou offline dependerá de onde sua audiência está, quanto tempo eles passam na internet e de qual forma eles pesquisam sobre os produtos e serviços que você oferece. 

Aqui estão alguns exemplos de técnicas de marketing offline:

  • Networking (Rede de Contatos)
  • Palestras
  • Reuniões
  • Prospecção por carta
  • Anúncios Impressos
  • Associações/Feiras Comerciais

E aqui estão alguns exemplos de técnicas online:

  • Mídias Sociais
  • Webinars
  • Blogs/Publicações Online
  • E-mail
  • Pesquisa
  • Publicidade Online
  • Grupos/Conferências Online

Documentando seu cronograma operacional e orçamento

Um plano que vale a pena ser executado também vale a pena ser colocado no papel. Detalhadamente. 

Certifique-se de incluir prazos específicos, resultados esperados e quanto tempo cada tarefa deve levar, para que você possa avaliar seu progresso. 

Em seguida, faça pausas periodicamente para fazer ajustes e otimizar seus processos.

Seu plano deve incluir tanto um calendário de marketing quanto um orçamento de marketing. 

O calendário de marketing deve descrever todas as atividades necessárias para implementar seu plano. Seja para o trimestre atual ou um ano inteiro, ele deve incluir todas as oportunidades de marketing futuras.

Fase de implementação

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Como o nome sugere, você começará a implementar a estratégia que desenvolveu com base no seu planejamento e pesquisa de mercado.

Após a implementação, também é importante reservar um tempo para revisar seus processos e fazer alterações, se necessário. 

Como o mercado está em constante evolução, você pode precisar reavaliar certos aspectos da fase dois devido a novas tendências ou mudanças nos interesses dos consumidores.

Acompanhando Resultados

Um desafio comum é entender quais métricas acompanhar. Recomendamos que você monitore vários tipos de métricas.

Métricas de Visibilidade: essas ajudarão você a avaliar quão visível você está para seu público-alvo. Métricas comuns de visibilidade incluem tráfego total do site (o tráfego na web aumenta com maior visibilidade) e alcance de mídias sociais.

Métricas de Credibilidade: visualizações de blog, downloads de seu conteúdo premium, participantes de webinars e participantes de palestras.

Geração de Leads: isso abrange uma variedade de estágios, como leads não qualificados (ainda não avaliados), consultas iniciais, oportunidades prontas para vendas e propostas concretas enviadas. Cada uma dessas etapas representa um ponto no processo de transformar um potencial cliente em um cliente real. Rastrear essa progressão ajudará a medir o sucesso de sua estratégia ao longo do funil de vendas.

Resultados de Vendas: esses dados podem oferecer insights sobre como as propostas de negócio se convertem em novos clientes (às vezes chamado de “taxa de conversão”). É importante acompanhar essa métrica separadamente para novos e clientes existentes, já que as propostas para clientes que já conhecem sua empresa tendem a ter uma taxa de conversão significativamente maior. Isso ajudará a compreender melhor como sua estratégia está funcionando para atrair e reter clientes.

Ajustando a Estratégia

Fazer ajustes no seu plano de marketing estratégico pode acontecer de três maneiras principais:

Reforçando áreas de destaque

Quais táticas estão funcionando conforme o planejado? 

Quais delas são as mais eficazes e eficientes? 

Se você identificou uma técnica que está gerando resultados positivos, é natural que você queira investir mais nela.

Reconstruindo ou substituindo pontos fracos 

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Onde a implementação não atingiu os resultados esperados? Algumas dessas áreas podem ser vitais para o sucesso geral. 

Por exemplo, se você precisa manter uma comunicação regular com potenciais clientes que estão na fase de nutrição do funil de marketing, garantir que os e-mails estejam funcionando corretamente pode ser crucial. 

Chamamos esses pontos problemáticos críticos e é necessário melhorá-los. 

Você tem duas opções para lidar com eles. 

Primeiro, você pode consertar os pontos fracos críticos, o que pode envolver a substituição ou treinamento da equipe. Segundo, você pode terceirizar essa função para uma solução externa.

Eliminando Pontos fracos não-críticos

Por último, existem áreas de baixo desempenho que não são essenciais para o sucesso geral do plano. 

Dado que é possível contornar esses pontos, a abordagem mais sensata é substituí-los por técnicas mais alinhadas com as suas forças – ou simplesmente descartá-los completamente.

Depois que os ajustes no seu plano forem concluídos, você estará pronto para reiniciar o ciclo de gerenciamento. 

Esse ciclo contínuo de avaliação, ajustes e implementação é fundamental para manter sua estratégia de marketing estratégico eficaz e adaptada às mudanças do mercado.

Neela MKT: muito mais do que uma agência, uma consultoria de marketing estratégico

A Neela Marketing não é apenas uma agência, é uma consultoria de marketing estratégico comprometida em elevar seus resultados. 

Nossa abordagem vai além das táticas isoladas, focando em compreender sua empresa, público e concorrência para criar um plano coeso e eficaz.

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