Cores, elementos, fontes e até mesmo o tom no qual a marca se comunica compõem a identidade de sua empresa. Desde seu logotipo, até os vendedores e equipe de suporte e atendimento. É importante que tudo se converse.
E como tudo deve se encaixar, a seleção de cada elemento dessa cadeia que compõe a identidade da sua empresa deve ter um motivo para estar ali.
Cada detalhe escolhido terá um objetivo, e eles podem ser tanto para passar uma mensagem de uma empressa cool, moderna, ou então de um escritório sério e tradicional.
Cores: A psicologia por trás
Um dos elementos principais da identidade visual de uma marca são as cores. Principalmente porque elas estarão por toda a parte: Fachadas, materiais impressos, sites, redes sociais… Enfim, em todos os materiais de comunicação.
Mas sua importância não se resume apenas por ser um elemento onipresente no visual da sua empresa, as cores trazem emoções e mesmo que sem utilizar palavras, têm o poder de comunicar ao seu cliente parte da mensagem que você quer passar.
E a psicologia por trás, vai muito além do vermelho e do amarelo que “dão fome”. Existem milhões de tons dessas duas cores, e se não forem bem escolhidos, podem passar emoções bem distantes das quais você quer transmitir.
A importância de uma boa tipografia para sua marca
Talvez você ainda não tenha parado para pensar nisso, mas já percebeu que a escolha da fonte traz um tom para a mensagem que você está lendo?
No exemplo acima, a primeira mensagem aparenta ser um gesto de carinho, enquanto a segunda uma ameaça. Mesmo sendo exatamente a mesma frase, as fontes escolhidas trouxeram dois sentidos completamente diferentes.
E no processo de criação de marca não é diferente. Você precisará prestar atenção nas tipografias que irão compor a sua identidade visual, e sempre saber qual usar em cada tipo de comunicação.
O tom da sua comunicação
Sim, fontes vão te auxiliar e muito, mas sozinhas são apenas letras. É importante definir o tom da sua marca, e isso deve se expandir a tudo em seu negócio, até mesmo em seus colaboradores – principalmente os responsáveis pela linha de frente do negócio.
Para você entender de forma mais clara e simples o que é o tom de uma marca, vamos citar dois exemplos opostos: os bancos Nubank e o Safra.
O Nubank usa em sua comunicação o tom jovem e amigável, fugindo de formalidades e se aproximando muito de um diálogo que você teria de pessoas próximas a você – mesmo se tratando de um banco como qualquer outro.
Essa mentalidade está presente em redes sociais, site, aplicativo, atendentes do setor de suporte do Nubank.
Enquanto o Safra, banco de imagem mais tradicional, traz uma linha de comunicação mais formal e até um tanto requintada por conta de seu público alvo ser consumidores de um poder aquisitivo mais elevado.
Por onde você pode começar
Se você quer criar ou até mesmo reformular a identidade visual de sua empresa e encontrou e leu esse post, o mais importante você já possui: interesse em mudar.
Antes de qualquer ação, formule previamente em sua cabeça como você quer se posicionar (formal ou informal, jovem ou tradicional etc.). Ter uma ideia do que se quer buscar é crucial para chegar no resultado satisfatório.
Tendo esse “rascunho mental” pronto, é hora da ação. Entre em contato com agências e profissionais de Publicidade e Marketing, como a gente da Neela Marketing. Nós vivemos o Marketing diariamente, e ficaremos felizes em te ajudar a formular ou reformular sua identidade.
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