Se você chegou aqui é porque já ouviu falar de email marketing, mas não sabe como essa estratégia pode te ajudar a vender mais.
E caso você tenha se perguntando se as pessoas ainda utilizam e-mail hoje em dia, vamos dar uma olhada em alguns números:
- 21% dos emails enviados são abertos na primeira hora após a entrega.
- O email marketing possui um ROI (Retorno sobre Investimento) de 4200% (US$42 para cada US$1 gasto).
- Emails de marketing e publicidade influenciam a decisão de compra de 50,7% dos clientes.
- O email marketing é usado principalmente para geração de leads (85%), vendas (84%), nutrição de leads (78%) e retenção de clientes (74%).
Por esse motivo, o email deve ser um pilar fundamental da sua estratégia de marketing digital.
Mas se você não sabe nem por onde começar. Calma. Primeiros vamos entender um pouco mais sobre os objetivos dessa estratégia.
O que é E-mail Marketing?
O email é um canal de marketing direto que permite que as empresas compartilhem novos produtos, estimule as vendas e enviem novas atualizações para os clientes em sua lista de contatos.
Hoje, o email marketing se concentra no consentimento (o consumidor concordou em recebê-lo), segmentação e personalização.
A longo prazo, uma estratégia de email marketing bem projetada não apenas impulsiona as vendas, mas ajuda a construir uma comunidade em torno do seu negócio.
Quando usar o email marketing
Existem muitas maneiras de usar o email marketing – algumas das mais comuns, incluindo:
- Construir ou fortalecer o relacionamento com os clientes: crie conexões por meio de engajamento personalizado;
- Aumentar o reconhecimento da marca: mantenha sua empresa e seus serviços em destaque, pronta para quando seus clientes em potencial estiverem prontos para se envolver;
- Promover seu conteúdo: use o email para compartilhar conteúdo relevante do blog, e-books ou newsletter;
- Gerar leads: incentive os assinantes a fornecer suas informações pessoais em troca de algo que seja útil para eles como infográfico, uma planilha, um e-book, um vídeo exclusivo;
- Promover seus produtos e serviços e estimular a compra por meio de ofertas especiais.
Tipos de email para incluir na sua estratégia
Os emails de marketing podem ser promocionais, informativos ou servir a um propósito específico na jornada do comprador.
Vamos dar uma olhada em como funciona cada um?
Emails promocionais
As campanhas de marketing por email são usadas para promover ofertas especiais, lançamentos de novos produtos, conteúdo fechado como e-books e webinars e sua marca em geral.
Emails promocionais têm uma chamada de ação clara – CTA, para abreviar. O CTA representa a ação específica que você deseja que o leitor realize, seja visitando uma página do seu site ou usando um cupom para fazer uma compra.
O ritmo no qual esses emails serão enviados depende do tipo de serviço ou produto que você vende, além das taxas de abertura de cada um, nos testes que são realizados.
Se você tem uma loja virtual, por exemplo, durante períodos como a Black Friday, você pode enviar vários emails promocionais no mesmo período de 24 horas para estimular as vendas.
Emails informativos
Quando falamos de emails informativos, existem dois tipos principais: as newsletters e os sobre atualizações.
Newsletters: uma newsletter, como o nome sugere, compartilha notícias relacionadas ao seu negócio ou sobre a sua área de atuação.
Enviados em intervalos regulares — semanais, quinzenais, mensais — os boletins informativos tem um único objetivo: informar e ser útil!
É uma oportunidade de compartilhar insights, pensamentos, dicas – o que for mais valioso para o seu público.
Atualizações: o email é a maneira perfeita de informar os clientes sobre anúncios da empresa, lançamentos de novos produtos, alterações no serviço etc.
Se houver uma falha em seu site, atrasos no envio de um produto ou uma interrupção em seu sistema/software, atualizar seus contatos por email é a melhor maneira de manter a comunicação. É seguro, instantâneo e pode combinar com o tom formal até mesmo dos anúncios mais importantes.
Emails de reengajamento
Outro tipo importante de email de marketing é o e-mail de reengajamento. Como o nome sugere, eles ajudam a se reconectar com clientes ou assinantes que não estiveram ativos ultimamente.
É uma ótima forma de recuperar os carrinhos abandonados da sua loja virtual.
Criando uma estratégia de email marketing
Pense nas cinco etapas a seguir como um esboço para sua estratégia de email. Afinal, é preciso adequá-la ao sue público alvo e negócio (cada um tem sua particularidade).
Defina seu público
Como tudo no marketing, comece definindo a persona. Entenda o que eles querem e adapte sua campanha de email às necessidades do seu público.
Estabeleça seus objetivos
É importante destacar que cada campanha de email marketing deve ter apenas um objetivo. Portanto, defina o que cada uma vai fazer: vender mais, nutrir leads, atuar no pós venda?
Construa sua lista de email
Você precisa de pessoas para email, certo? Uma lista de email é um grupo de usuários que deram a você permissão para enviar conteúdo relevante.
Não desanime se você tiver apenas algumas pessoas em sua lista para começar. Pode levar algum tempo para construir. Enquanto isso, trate cada assinante e lead como ouro. Personalize os seus e-mails de acordo com os dados que você possui de cada assinante.
Uma das formas de conseguir mais emails é criando e-books, infográficos e outros conteúdos no site da sua empresa onde será necessário que o cliente informe o email para baixá-los.
Faça um cronograma
Decida com que frequência você planeja entrar em contato com sua lista e informe seu público antecipadamente.
Dessa forma, eles saberão exatamente o que esperar. Esquecer de fazer isso pode levar a listas altas de cancelamento de assinatura e até mesmo entrar em spam.
Além disso, depois de definir um cronograma, seja consistente. Isso criará confiança e garantirá que você fique na mente do seu público.
Meça seus resultados
Isto não deveria vir como surpresa. Como profissionais de marketing, medimos tudo. Ser meticuloso sobre cada métrica-chave ajudará você a fazer pequenas alterações em seus emails que produzirão grandes resultados.
Os principais KPIs (indicadores) que você deve acompanhar são:
- Taxa de abertura de e-mail;
- Taxa de abertura em dispositivo móvel;
- Taxa de cliques;
- Taxa de cliques por e-mail abertos;
- Taxa de conversão;
- Taxa de rejeição;
- Taxa de cancelamento de inscrição;
- E-mails marcados como spam;
- Taxa de encaminhamento;
- Retorno sobre o Investimento.
Como começar a enviar emails marketing
Agora, vamos algumas dicas para quem quer começar a enviar emails marketing.
1- Escolha um serviço de email marketing: nós particularmente indicamos a Active Campaing, MailerLite e RD Station.
2- Capriche na copy: o texto do email deve ser curto, porém envolvente. Dependendo do assunto, não precisa ser tão formal, escreva como se estivesse em uma conversa com seus clientes.
3- Implemente a segmentação de email: agrupe os leads que tem alguma característica em comum, como hábitos de compra parecidos, taxas de abertura altas em emails com tais assuntos específicos, etc;
4- Personalize seu email marketing: sempre chame seu cliente pelo nome e personalize o e-mail o máximo que conseguir, isso gera identificação e o aproxima do seu negócio;
5- Otimize sua linha de assunto de email, nome do remetente e texto de visualização: são esses elementos que vão ser decisivos para a abertura ou não do email. De nada adianta o texto estar excelente se o título não é bom.
6- Faça um teste A/B do seu conteúdo de email marketing: está em dúvida entre duas linhas de assunto? Não tem certeza de qual conteúdo seu público reagirá melhor? O teste A/B é uma maneira de descobrir — e uma ótima maneira de otimizar as taxas de abertura e cliques de suas campanhas.
Teste diferentes fórmulas de linha de assunto de email, formatos de conteúdo e CTAs. Veja quais obtêm o melhor engajamento e ajuste sua estratégia de acordo.
7- Limpe sua lista de email regularmente: existem contatos na sua lista que não abrem os emails já há algum tempo? Mova-os para uma campanha de reengajamento. Não os deixe na suas campanhas ativas, pois eles atrapalham as métricas.
Gostou desse conteúdo? Continue navegando pelo nosso blog.