Existem vários métodos diferentes para se alcançar o público-alvo. E, atualmente, a melhor forma de se fazer isso é por meio de uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
Em uma era tão digitalizada, apenas divulgar seus produtos não é mais o suficiente para se destacar dos seus concorrentes.
Hoje, é preciso que marcas e empresas de todos os tamanhos, atraiam, engajem e alcancem seu público de uma maneira muito mais natural e autêntica.
Ao aprimorar sua estratégia de marketing de conteúdo, você pode fazer exatamente isso e, como resultado, melhorar o reconhecimento da marca, aumentar a receita, estabelecer-se como líder do setor e muito mais.
Então, vamos entender o que é, de fato, o marketing de conteúdo e o que ele faz pela sua empresa?
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é o processo de planejamento, criação, distribuição, compartilhamento e publicação de conteúdo por meio de canais como mídias sociais, blogs, sites, podcasts, aplicativos, comunicados à imprensa, publicações impressas e muito mais.
O objetivo é alcançar seu público-alvo e aumentar o reconhecimento da marca, as vendas, o engajamento e a fidelidade.
Em vez de lançar seus produtos ou serviços, você está fornecendo conteúdo realmente relevante e útil para seus clientes em potencial, ajudando-os a resolver seus problemas.
Por que o marketing de conteúdo é importante?
A maneira principal como o conteúdo agrega valor a você como empresa é por meio do tráfego orgânico. É aqui que as pessoas descobrem você em algum tipo de plataforma de pesquisa, como Google, YouTube, podcasts, e visitam seu conteúdo.
Ou seja, esse público não estava procurando especificamente pela sua empresa. Eles estão procurando ativamente por informações relacionadas ao seu negócio – e é assim que eles te descobrem.
Então, de forma geral, o objetivo do marketing de conteúdo é:
- Educar seus potenciais clientes sobre produtos e serviços que você oferece;
- Construir um relacionamento entre você e seu público, aumentando a fidelidade;
- Criar um senso de comunidade que fortaleça a sua marca;
- Aumentar as conversões;
- Construir credibilidade e autoridade online.
Além disso, o marketing de conteúdo é o elo que conecta todos os elementos da sua estratégia de marketing digital.
O conteúdo que você cria pode ser usado para seu blog, para seu email marketing, para suas mídias sociais e anúncios PPC. Com uma sólida estratégia de marketing de conteúdo, cada canal usa as táticas necessárias para atingir suas metas.
Por exemplo, digamos que você deseja executar uma campanha de PPC para atrair mais tráfego para seu site. Você pode até obter sucesso e conseguir atraí-los, contudo, é o conteúdo que será responsável por mantê-los no site por mais tempo e voltar a visitá-lo.
E é a qualidade dessa experiência de visita ao site que determinará se eles se inscreverão para uma oferta e fornecerão seu endereço de e-mail.
Por isso, criar conteúdo interessante e útil para a sua audiência é fundamental para alcançar clientes no topo do funil e levá-los para as outras etapas de compra.
Tipos de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo não se limita apenas a um formato. Confira os diferentes meios que a sua empresa pode utilizar essa estratégia a seguir:
#1 Mídias sociais
Com mais de 4,2 bilhões de usuários globais de redes sociais, é fácil entender por que tantas empresas investem em marketing para essas plataformas.
Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Snapchat, Twitter e Tik Tok. E isso mencionando apenas as principais.
Não é preciso estar em todas, mas é essencial estar em pelo menos uma e criar conteúdos de acordo com o tom e o formato de cada uma delas, que variam de textos até lives.
#2 Infográfico
Os infográficos exibem conteúdo, informações e dados em um formato fácil de entender. Com uma mistura de textos curtos e informativos, e imagens claras, os infográficos são uma ótima maneira de comunicar seu conteúdo com eficiência.
Eles funcionam bem se o objetivo for transformar um conteúdo complexo em algo fácil para que todo o público possa entendê-lo.
#3 Blog
Os blogs são um tipo poderoso de conteúdo de entrada e permitem muita criatividade em termos de propósito e temas.
É uma ferramenta muito abrangente, que pode informar, falar sobre o produto ou serviço que a empresa vende, novidades do mercado, dentre outros conteúdos que sejam interessantes para os seus potenciais clientes.
Mas, é importante ter em mente que o blog é uma estratégia de longo prazo e depende também, de quantidade e qualidade.
Ou seja, de nada adianta montar um blog, lançar um artigo por mês, com conteúdo irrelevante e esperar resultados em poucos meses.
Uma estratégia de conteúdo para blog necessita de, no mínimo, 6 meses a um ano. Quanto a quantidade, um artigo por semana, bem planejado e com SEO é crucial.
#4 Podcast
Podcasts permitem muita criatividade, pois podem ser sobre qualquer tópico de sua escolha. Além disso, você determina outros fatores relacionados ao podcast, como a cadência dos episódios, quem está no podcast, onde você o anuncia e a duração dos episódios.
É um canal que vem crescendo muito e aproxima as empresas do público mais jovem.
#5 Video
Já pensou em ter um canal no Youtube para a sua empresa? Fazer lives no Instagram e no Tik Tok?
O conteúdo criado em vídeo pode ajudá-lo a construir relacionamentos mais duradouros e próximos com o seu público.
Faça vídeos educacionais, explicando algo mais complexo ou até as famosas lives e-commerces que concedem descontos para quem comprar enquanto está assistindo!
Viu só como existem diferentes meios de se fazer marketing de conteúdo? É claro que, uma empresa grande, com uma estratégia de marketing digital completa, precisa ter mais de um desses canais.
Mas, empresas médias e pequenas devem concentrar seus esforços principalmente nas redes sociais e no Google Meu Negócio.
Se você não movimenta nenhuma dessas plataformas de forma ativa ainda, comece por elas.
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