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O que é marketing digital e qual sua importância para empresas?

O que é marketing digital e qual sua importância para empresas?

É muito comum ouvir sobre estratégias de marketing, principalmente as de implementação online. Mas você sabe de fato o que faz o marketing digital para empresas e qual a sua importância para o crescimento de um negócio?

A pandemia da Covid-19 acabou forçando as empresas a acelerarem o processo de transformação digital e migrarem de forma rápida para o online. 

E segundo pesquisa realizada em conjunto por Resultados Digitais, Endeavor Brasil e Pequenas Empresas Grandes Negócios, 85,6% das empresas apontaram que o Marketing de Conteúdo, uma das estratégias do Marketing Digital, seria de grande importância na retomada dos negócios.

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Imagem por: Freepik

E ainda no mesmo levantamento, 70,9% das empresas admitiram que necessitam melhorar seus processos que envolvem Marketing e Vendas. Combinando esses dois dados, é possível concluir que apesar de muitos empreendedores possuírem algum conhecimento sobre marketing digital, ainda não está claro como de fato ele contribui para o crescimento da empresa. 

Pensando nisso, nós preparamos esse artigo para explicar de forma simples o que faz o marketing digital para empresas, qual é a sua importância e como ele ajuda no desenvolvimento do seu negócio. 

O que é Marketing Digital?

Antes de nos aprofundarmos na importância do marketing digital para empresas, vamos definir o que de fato é marketing digital.

Marketing Digital é um conjunto de ações que podem ser realizadas em diversos meios digitais a partir de certas informações e dados com o objetivo de promover empresas, produtos e serviços. 

As possibilidades de aplicações dessas ações são diversas, mas existem algumas estratégias que são mais comumente utilizadas por grandes empresas, como:

  • Marketing de Conteúdo;
  • E-mail Marketing;
  • Redes Sociais;
  • Otimização de Conversão;
  • Mídias Pagas (Google Ads e Facebook Ads).
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Imagem por: Pexels

Possivelmente tudo o que você conhece sobre marketing digital para empresas está incluído nessas cinco estratégias: criação de posts para blogs, elaboração de vídeos, newsletters, Facebook, Google, Instagram, dentre outros. 

Visto que a grande maioria da população está conectada à internet atualmente, o termo “Marketing Digital” é utilizado para resumir todos os esforços do marketing no ambiente online. 

É por isso que o Marketing Digital é a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje. O termo é usado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online.

Por que o Marketing Digital é importante para as empresas?

Diferentemente do que alguns empreendedores pensam, o marketing digital é para todas as empresas, independente do tamanho ou segmento do negócio. Isso porque o consumidor moderno passa cada vez mais tempo conectado ao ambiente virtual.

E um dos grandes ensinamentos do marketing em geral, é estar onde o seu cliente está. Por isso, garantir uma boa presença na internet é um dos primeiros fatores que destacam a importância do marketing digital para as empresas

1. Garantir uma boa presença online

Quando temos alguma dúvida ou estamos em busca de algum serviço, produto ou solução, recorremos ao Google. Assim como para verificar se uma empresa é séria, onde ela está localizada e qual sua credibilidade. 

Por conta desses motivos, ter uma presença digital nos dias de hoje é primordial. Se um cliente, por exemplo, busca pelos serviços ou produtos que a sua empresa oferece e não te encontra no ambiente online, as chances de ele entrar em contato com você são extremamente reduzidas. 

E para garantir o mínimo de presença digital, possuir um site com um domínio próprio é essencial, mas pode não ser o suficiente. Possuir um blog ou perfis nas redes sociais ajudam a alcançar o público que busca exatamente pelo o que a sua empresa oferece.

2. Construir uma audiência qualificada

Você realmente conhece seus clientes, seus hábitos de consumo, suas profissões e seus comportamentos online? Como o seu negócio se relaciona com a sua audiência?

Atirar para todo o lado não é uma boa estratégia. Tentar convencer um público que não tem real necessidade ou desejo sob o seu produto, ou serviço, muito menos.

É somente através das estratégias de marketing que você tem a possibilidade de construir uma audiência que realmente queira consumir o que sua empresa oferece e assim, criar um relacionamento com esses clientes em potencial até convencê-los e fidelizá-los. 

Além disso, é possível organizar esse público por meio de e-mail cadastrados, seguidores nas redes sociais, ou até assinantes de uma newsletter. Com o tempo, esses contatos podem se tornar um ativo de muito potencial para as vendas e conversões da empresa.

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Imagem por: Freepik

3. Comunicar-se com o público certo na hora certa

Além de construir o público certo, o marketing digital para empresas permite que você também se comunique com a sua audiência no momento certo e com o tom mais assertivo. 

Diferentemente do market offline, onde é muito difícil direcionar sua fala para somente um público e se comunicar com ele de forma assertiva, o marketing digital facilita essa segmentação.

Com as inúmeras ferramentas que estão disponíveis no mercado, monitorar as atividades, o comportamento e os perfis dos usuários é totalmente possível, o que permite a criação de campanhas e ações muito mais personalizadas. 

E essa personalização pode referir-se a segmentação do público em si por área, como, por exemplo, criar campanhas com o foco principal em donos de restaurantes médios e grandes, como também categorizar seu público de acordo com a etapa em que ele se encontra na jornada de compra. 

A partir dessas especificações, o seu consumidor será muito mais efetivamente impactado pelas suas ações de marketing, o que trará melhores resultados.

4. Vantagem competitiva

A partir da criação de bons conteúdos, se diferenciar da concorrência e atrair mais público torna-se uma tarefa muito mais fácil. Isso porque, com as campanhas mais segmentadas, a sua audiência está mais ciente e tocada pelas soluções/produtos/serviços que o seu negócio oferece.

Além disso, como já foi dito em um tópico anterior, uma empresa que possui um bom site, um blog com conteúdos relevantes e interessantes, e um perfil bem completo nas redes sociais gera mais credibilidade do que uma empresa que não possui. 

5. Melhor investimento comparado com o marketing offline

O Marketing Digital não só possui um melhor custo-benefício que o marketing offline, como também é mais fácil de se mensurar os resultados. 

Investir em mídia tradicional como em rádio, TV, revistas, jornais e outdoors, não só é muito mais caro, como se atinge um número muito menor de pessoas e ainda mais reduzido de clientes realmente interessados no que sua empresa oferece.

6. Mensurar resultados com precisão

Vamos comparar uma campanha de e-mail marketing com a distribuição de panfletos. No caso do material impresso, você não tem como saber quantos foram entregues, quantos realmente foram lidos e quanto isso retornou em vendas para a sua empresa.

Já com a campanha de e-mail marketing, é possível obter todos esses dados. Ou seja, você não só consegue mensurar com precisão o quanto a campanha te retornou, como é possível analisar o que pode ser melhorado para a próxima campanha e o que deu certo nessa. 

E esse exemplo não se limita somente a esse tipo de campanha. Através do marketing digital para empresas, é possível monitorar o comportamento de usuários no seu site, o desempenho dos seus anúncios no Google, quantas pessoas visualizaram a sua postagem na mídia social e muito mais. 

7. Fidelizar clientes

A partir de um marketing digital bem feito e com estratégias bem elaboradas para se comunicar de forma assertiva com o seu público, as chances de ter um cliente satisfeito e criar um relacionamento fiel e duradouro são muito maiores. 

O que uma empresa perde ao não investir em Marketing Digital?

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Infelizmente, apesar de todos os benefícios que listamos, alguns empreendedores insistem em não investir em Marketing Digital. Outros investem somente uma vez e esperam grandes resultados imediatos e há ainda quem suspenda os investimentos em marketing justamente em momentos de crise. 

É importante ressaltar que os recursos aplicados em marketing digital não se configuram como gastos ou despesas, mas sim como investimentos que buscarão retorno a sua empresa. 

E se a sua empresa está passando por um momento de crise, com vendas caindo, esse é justamente o momento para trabalhar na divulgação do seu negócio com o objetivo de atrair novos clientes. 

O marketing digital para empresas tem como objetivo ressaltar os valores da sua marca, divulgar os benefícios que o cliente terá acesso ao adquirir seus produtos ou serviços e apresentar os seus diferenciais. Por isso, ao cortar a verba que era direcionada ao marketing, você afeta também as vendas negativamente. 

Permita que a sua empresa cresça e alcance novos públicos investindo em marketing digital. E para isso, conte com empresas especializadas e com experiência no mercado.

A Neela Marketing auxilia o seu negócio em toda a parte de marketing digital, desde marketing de conteúdo, impulsionamento, criação de site, anúncios do Google e do Facebook e muito mais.

Vamos juntos construir uma parceria de sucesso? Entre em contato.

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