Muito se fala das “boas jogadas de marketing” de grandes empresas como McDonalds e Burger King, que estão sempre num embate publicitário; ou então da Coca-Cola, com seus comerciais de TV incríveis e emocionantes na época de natal.
Mas você tem uma ideia concreta do que o departamento de Marketing faz? Como é o dia-a-dia, as responsabilidades, quantas pessoas o compõem…?
Qual é o objetivo do marketing?
Antes de falar das atividades em si, é interessante prestar atenção no principal objetivo do Marketing: vender mais. E para isso, são feitos dos mais diversos esforços.
Por que uma marca precisa de designs bonitos? Para o cliente ter uma percepção positiva antes mesmo de conhecer o produto; além de trazer uma identidade única para seu produto ou negócio – o que é importante para atrair novos clientes.
Por que o atendimento ao consumidor precisa ser o melhor? Para que o cliente fique satisfeito, e dependendo do nível de personalização desse atendimento, até possuindo uma ligação emocional maior com ela – vide casos das empresas jovens como Nubank e Netflix, onde o cliente termina a ligação de reclamação sorrindo. Vou te contar um segredo: Cliente feliz, é cliente fiel.
E tudo o que se faz é pensando nisso: vender mais. Seja para novos clientes, seja para clientes atuais comprarem com maior frequência ou volume.
E como o Marketing faz minha empresa vender mais?
Essa pergunta não é simples de responder, pois muito depende do segmento da empresa, dos objetivos específicos que são buscados.
Uma varejista de materiais de construção local que possui somente uma loja, por exemplo, trabalhará num bom merchandising na área de vendas da loja, sempre abastecido de materiais de ponto de venda que auxiliam na venda; materiais de apoio aos vendedores; e no meio digital, focando nos resultados de busca do Google, seja através da mídia paga ou orgânica.
Já um e-commerce de uma distribuidora de alimentos, irá focar-se quase 100% em esforços digitais. Anúncios dos mais diversos formatos no Google Ads, redes sociais com mensagens direcionadas para empresários (donos de restaurante, padarias etc.), campanhas de e-mail marketing, atendimento ágil através de chat no site, entre outros.
Como fazer o marketing do meu negócio?
Responder essa pergunta de uma forma genérica é um pouco complicada. Mas o primeiro passo é ter interesse, não se acomodar com resultados. Sempre pensar em crescer.
O segundo passo é refletir: quem são seus clientes, onde eles estão e como é o comportamento de compra deles. Pode parecer difícil, mas não é tão científico quanto parece.
Basta você conversar com seus clientes, prestar atenção nos seus hábitos, e por vezes até usar um pouco de raciocínio do senso comum – afinal, não existe verba no mundo que pague pesquisas para nos responderem tantas perguntas.
Algumas coisas importantes que você deve saber:
- Saiba quem são eles – Meu cliente me procura quando tem um problema. Mas qual?
- Entenda o que ele valoriza – Ele escolhe o meu produto/serviço por qual motivo? (Preço? Qualidade? Amizade? Atendimento? Etc.)
- Trace objetivos – Hoje eu vendo 500 unidades do meu produto, mas eu quero alcançar os 1.000.
- Após ter os objetivos, vem as táticas – Como vou alcançar os 1.000? O que vou fazer de diferente, e quanto isso vai me custar?
Prestando atenção em detalhes como esse farão você enxergar um pouco melhor do que você precisa.
O papel das agências de Marketing/Publicidade
Empresas de grande porte como indústrias possuem diversos profissionais para constantemente fazerem avaliações como as apresentadas nos parágrafos anteriores (de forma mais profunda, é claro), entretanto, empresas médias e pequenas, por vezes, nem sequer possuem uma única pessoa para cuidar destes assuntos.
Você, sendo uma grande ou pequena/média empresa, com certeza vai precisar do auxílio de alguém ou de uma agência em algum momento (quem trabalha ou já trabalhou numa grande empresa sabe do que estamos falando).
Mesmo que exista uma pessoa em sua empresa exclusiva para isso, como seria possível ela saber design gráfico, criação de sites, gestão de redes sociais, e ainda prestar devida atenção na parte estratégica do negócio? Não seria impossível, é claro, entretanto a carga horária provavelmente seria estourada e o salário de uma pessoa assim não seria dos mais baixos.
Então para que algumas atividades importantes sejam feitas sem que atrapalhe a parte estratégica (ou até mesmo operacional, caso você não possua uma pessoa exclusiva para o Marketing) do seu negócio, uma agência é contratada.
Um time completo ao seu dispor
O mais interessante de contar com uma agência é a variedade de serviços que se pode obter. Ao contrário de um funcionário, geralmente as agências contam com uma série de profissionais, cada um especializado numa área, e estes serão mobilizados para o seu negócio a um valor inferior do que se você fosse contratar todos eles.
Dessa forma, uma agência seria uma extensão do departamento de Marketing de sua empresa, ou até mesmo o departamento inteiro, caso não existam pessoas dedicadas a isso.
A parte estratégica para seu negócio
Mas não pense que as agências estão ao dispor apenas para operacionalizar atividades como gestão de redes sociais, criação de sites, SAC 2.0, entre outros.
A agência de Marketing atua também como consultoria, analisando seu negócio, auxiliando na construção de sua estratégia e sugerindo ações para que as táticas sejam formadas.
Está se perguntando como você poderia vender mais? Ou então querendo entender por que sua clientela tem comprado menos de você dia após dia?
Entre em contato e marque uma reunião para juntos avaliarmos onde é possível melhorar, e como fazer isso.