Qual a importância de um site para empresa e o que isso tem a ver com a atração de novos clientes?
Muitos empreendedores ainda não entendem qual a importância de um site para a empresa, mesmo em uma era onde a presença online é de extrema importância.
Criar um site para empresa, seja ele institucional, um blog, ou uma loja virtual, influencia muito na atração e captação de novos clientes, assim como na divulgação e solidificação da sua marca no mercado.
Apesar do grande avanço e popularização das redes sociais, o site continua sendo o pilar central para as estratégias de Marketing Digital.
Qual a importância de um site para a empresa?
Manter apenas uma landing page ou um blog, não é o mesmo que manter um site institucional. Um site institucional tem como objetivo principal transmitir os valores e diferenciais da sua empresa para o público, além de ser um canal de comunicação sólido entre você e seus consumidores.
Além dos benefícios já citados, outros são:
1- Transmite credibilidade
Ao procurar o nome da sua empresa online e constatar que existe um site institucional, o cliente “valida” seu negócio como algo sério e em que ele pode confiar.
2- Garante presença digital
Um dos fatores principais da importância de um site para a empresa, é a presença digital. É através do site que a sua empresa torna-se uma vitrine ativa 24h por dia, todos os dias do ano. Ou seja, o cliente pode navegar pelo seu site no horário que ele preferir e aprender mais sobre o seu negócio e seus valores.
3- Oferece informações importantes
Se você já se perguntou sobre o que colocar no site da empresa, eis aqui informações primordiais que não podem faltar de jeito algum: horário de funcionamento do espaço físico (se houver), telefone para contato, e-mail e endereço são os principais.
Também é importante contar um pouco a história do negócio e de seu fundador para gerar uma sensação de proximidade com o público, a fim de que ele conheça “a cara” por trás do empreendimento.
4- Permite a coleta de dados
Com a ajuda de ferramentas de automação e análise de marketing, é possível conhecer um pouco mais o comportamento e as preferências do público que visita ou seu site, coletando dados importantes para a melhora deste, como quanto é o tempo de permanência, quais são as sessões mais populares, em que produtos ele clicou ou revisitou e etc.
Estes dados alinhados com outras estratégias de marketing digital, como o e-mail marketing, são valiosíssimos para fazer com que aquele cliente que encheu o carrinho e não finalizou a compra e para promover melhorias no site.
5- Atrai acesso orgânico por meio de ferramentas de busca
Um dos fatores importantes em como atrair mais clientes através de um site, é o acesso orgânico.
Seja ele através de uma busca específica em que o cliente busca, por exemplo, “loja de produtos naturais em Campinas” ou através de textos otimizados no seu site com temas referentes à sua área de atuação.
Em ambos os casos, mais pessoas, ou seja, potenciais clientes visitam a página do seu negócio de forma espontânea, sem que você tenha que gastar um centavo com isso em anúncios digitais.
6- Aumenta as vendas
Tenha você a intenção de construir uma loja virtual ou não, ao criar um site para a empresa, sua vitrine já está montada e pronta para a atração de novos clientes e aumento nas vendas.
7- Solidifica sua marca
Seja visto para ser reconhecido, não é mesmo? Outro argumento forte sobre a importância de um site para a empresa é que ele divulga sua marca para muitas pessoas, fazendo com que aos poucos, sua marca seja reconhecida no mercado dentro da sua área de atuação e no seu bairro e/ou cidade.
Seu negócio pouco a pouco torna-se referência em seu segmento.
8- Meio de comunicação entre você e seu público
Sugestões, dúvidas, reclamações, elogios… Como empreendedor, é muito importante ter conhecimento tanto das dores como das alegrias do seu público ao consumir ou contratar seus produtos e serviços.
Mesmo que atualmente as redes sociais sejam o ponto principal de comunicação entre empresas e clientes, o site é a base central desta comunicação.
9- Traçar as estratégias certas torna-se mais fácil
Como já dissemos neste artigo, com as ferramentas certas, é possível identificar muitos padrões de comportamento das pessoas que visitam o seu site, e esses dados são valiosos na hora de elaborar estratégias de marketing para alcançar os objetivos do negócio.
Além do e-mail marketing já citado, é possível elaborar o que postar nas redes sociais, o que anunciar no facebook e no google e etc, tornando o trabalho de fazer sua empresa crescer muito mais fácil.
10- Boa interação com as redes sociais
O público de hoje já é fã de redes sociais e ter um site pode potencializar esses canais. Seus artigos podem permitir o compartilhamento nas redes, seu site pode ter seções que direcionam para esses aplicativos e vice-versa.
11- Investimento de baixo custo e ótimo retorno
Criar um site para sua empresa e hospedá-lo é muito mais barato do que abrir e manter uma loja física, por exemplo. E além do investimento não ser tão alto, o retorno, garante o bom custo-benefício do investimento.
12- Boa alternativa a mídia tradicional
Outro fator que demonstra a importância de um site para a empresa, é como ele se mostra uma ótima alternativa a mídia tradicional como outdoors, comercial na tv, panfletos, rádio, jornal, dentre outros.
Além de ser bem mais barato do que anunciar em qualquer um desses meios citados, a visibilidade que sua empresa ganha com um site pode ser significativamente maior.
13- Expande seu negócio
Por que se limitar somente ao seu bairro, ou cidade? E mesmo que você seja relativamente conhecido no seu bairro, somente com a mídia offline é impossível alcançar o mesmo número de pessoas que se alcança através da internet com a mesma velocidade e facilidade.
Ao criar um site para a empresa, seu negócio abre novas possibilidades, que consequentemente levarão ao seu crescimento.
14- Proporciona exclusividade
O site do seu negócio é seu e somente seu. Personalize-o do jeito que bem preferir e deixe com a cara da empresa.
Diferente das redes sociais, o site traz possibilidades ilimitadas de páginas e recursos que podem ser úteis para a sua clientela e seu negócio.
Como criar um site?
Entendeu a importância de um site para a sua empresa? Alcance novos públicos, expanda seu negócio, aumente suas vendas e garanta sua presença online. Se sua empresa quer se fortalecer online, seu site é sua ferramenta obrigatória.
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