A internet continua conectando cada vez mais pessoas ao redor do mundo, chegando a surpreendentes 5,3 bilhões de usuários.
E adivinha só? O Brasil está no pódio, sendo o terceiro país que mais utiliza redes sociais, com 131,5 milhões de usuários conectados, segundo a Comscore.
Esses números revelam uma oportunidade para as empresas explorarem. Inclusive, as estimativas apontam que as vendas online podem atingir a marca de 11 trilhões de dólares nos próximos anos. Um verdadeiro mar de possibilidades para quem está antenado nas tendências do mercado!
E falando em tendências, Michelle Evans, líder global de Varejo e Insights do Consumidor Digital da Euromonitor International, destacou na NRF 2024 as 5 principais tendências para varejistas e marcas.
Vamos saber quais?
O uso da tecnologia para transformar clientes em fãs
“Definitivamente, alcançar uma base de fãs está se tornando cada vez mais importante para varejistas e marcas”, destaca Michelle. A personalização e a criação de experiências são cruciais.
E o uso de tecnologias inteligentes, como a Inteligência Artificial generativa, não apenas oferece uma personalização excepcional, mas também proporciona campanhas de marketing mais eficazes.
Com 49% das empresas planejando investir em IA generativa nos próximos 5 anos, é evidente que o caminho para o sucesso é criar uma experiência mais intuitiva e natural.
O poder do TikTok
O TikTok emergiu como um fenômeno, com um aumento de 20% no uso entre 2020 e 2023. Com dois terços da Geração Z ativos na plataforma, os vídeos virais orientam as decisões de compra.
Segundo Michelle, os varejistas podem lucrar com essa tendência, explorando conteúdo, parcerias com influenciadores e conectando-se a diversas comunidades.
O TikTok não é apenas uma plataforma; está se transformando em um varejista por si só.
Inteligência nas Compras
Com consumidores mais informados e exigentes, a busca por melhores preços e oportunidades ocorre principalmente por dispositivos móveis.
Uma pesquisa revelou que 59% da Geração Z e 53% dos millennials usam sites de busca antes de comprar.
Para atingir esse público preocupado com o orçamento, Michelle destaca a oportunidade de parcerias com aplicativos de ofertas, capitalizando na mentalidade “mobile first” que define a geração atual.
Recommerce 2.0
A preocupação com a sustentabilidade está impulsionando a busca por produtos de segunda mão, especialmente pelas gerações Z e millennials.
Os varejistas estão sendo aconselhados a investir em comunicação e facilidades de pagamento para abraçar essa tendência eco-friendly. Afinal, a moda agora é ser sustentável!
Retorno e Devoluções
A política de devolução não é mais só uma burocracia; ela faz parte da experiência de compra. A especialista Michelle destaca a importância de garantir uma boa experiência nesse momento, pois pode influenciar diretamente na fidelidade do cliente.
E olha só, 63% das empresas já pensam em investir nessa área. Um exemplo bacana é o programa Best Returns da Best Buy, que vende produtos devolvidos a preços mais camaradas.
Ao explorar essas tendências, os varejistas podem moldar estratégias inovadoras para se destacarem em um cenário digital em constante evolução, capitalizando no potencial do e-commerce global.
A NRF 2024 aponta o caminho, e agora cabe às empresas abraçar essas oportunidades para o futuro do comércio digital.
E para quem não conhece, a NRF Retail’s Big Show é uma feira de varejo e consumo, realizada há mais de 100 anos em Nova York. É o point dos executivos do mundo todo. E o nosso Brasil é o segundo país com mais participantes, depois dos Estados Unidos.
Para mais novidades sobre a NRF 2024, acompanhe o nosso blog semanalmente.