Com o passar dos anos o Google foi se tornando cada vez mais presente em nosso dia a dia, seja com o YouTube, seu assistente de voz, Google Assistant, ou apenas uma simples pesquisa no Chrome no seu telefone.
Mas, para proprietários de empresas locais, nenhum produto do Google é mais importante que o Google Meu Negócio.
Quer entender como essa plataforma funciona e como usar para expandir o alcance do seu negócio? Acompanhe!
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma listagem de empresas gratuita que possui vários recursos (como fotos, localização, horários de funcionamento, dentre outros) que os negócios locais podem utilizar para gerenciar sua presença na Pesquisa Google e no Google Maps.
Como funciona?
As informações contidas no seu perfil no Google Meu Negócio aparecem na Pesquisa do Google, no Google Maps e se você vender produtos no Google Shopping.
É preciso apenas criar um perfil, verificá-lo e preenchê-lo com informações úteis e importantes para os potenciais clientes.
Quem pode usar?
O Google Meu Negócio pode ser usado para empresas que têm contato com clientes de alguma forma. Isso inclui empresas com localização física (como um restaurante ou loja) e empresas que prestam serviços por meio de reuniões com clientes em outros locais (como consultores).
Por que usar o Google Meu Negócio?
Se você tem um negócio local e deseja aumentar o seu alcance na região, o Google Meu Negócio é a ferramenta ideal.
Confira a seguir alguns benefícios de criar o seu perfil empresarial no Google.
Seja descoberto no Google (e no Google Maps)
Um perfil da empresa no Google ajuda a garantir que as pessoas encontrem sua empresa ao procurar produtos e serviços como o seu em sua região.
Ou seja, aumenta tanto o seu tráfego online (caso você possua um site), quanto o seu tráfego presencial de potenciais clientes.
Além disso, também é mais provável que a sua empresa apareça quando as pessoas pesquisarem um negócio próximo (que preste o mesmo serviço que o seu) usando o Google Maps.
Controle as informações do seu negócio online
Seu perfil do Google Meu Negócio permite que você controle e atualize suas informações de contato, horário de funcionamento e outros detalhes essenciais conforme necessário.
Isso ajuda os seus clientes a terem informações atualizadas sobre o seu negócio.
Crie confiança por meio de avaliações
A classificação por estrelas e o espaço para avaliações detalhadas permitem que os clientes compartilhem informações sobre a experiência com sua empresa, ajudando a construir confiança e credibilidade.
Tudo isso ajuda futuros clientes em potencial a decidir quais empresas visitar e produtos comprar.
Pode ser assustador pensar em avaliações chegando em uma plataforma tão pública, especialmente porque você não pode escolher quais avaliações aparecem no Google Meu Negócio.
Mas não entre em pânico: uma combinação de avaliações positivas e negativas é muito mais confiável do que uma página repleta de apenas avaliações perfeitas.
Gera leads
Nos últimos anos, as pesquisas com a frase “perto de mim” aumentaram mais de 500%. Ou seja, as pessoas estão procurando empresas perto delas, seja um restaurante, cinema, loja de móveis ou centro de eletrodomésticos.
Portanto, faça do Google Meu Negócio uma parte de sua estratégia de marketing digital e você poderá começar a ganhar novos leads, além de gerar vendas adicionais.
Contudo, para que de fato a plataforma gere resultados é fundamental que você otimize e nutra seu perfil. Vamos explicar como fazer isso mais para frente.
Como criar uma conta no Google Meu Negócio
1- Acesse https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/.
2- Clique em “Começar” no canto superior direito.
3- Faça login no seu e-mail do Gmail.
4- Insira o nome da sua empresa e clique em “Próxima”.
5- Insira o endereço e depois clique em “Próxima”.
6 – Com o marcador, posicione onde se localiza sua empresa no mapa.
Obs: se você entrega produtos ou realiza serviços a domicílio, marque a caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes” ou “Ocultar meu endereço (não é uma loja)” – Mostrar somente a região. Na tela seguinte, selecione uma opção de área de entrega.
7- Use o campo de pesquisa para selecionar sua categoria de negócios.
8- Insira o número de telefone ou o URL do site da sua empresa (caso tenha).
9- Clique em “Continuar”.
Verifique a sua página
Depois de criado o perfil, é hora de verificar a página para que você possa gerenciá-la e preenchê-la com mais informações.
Nesta etapa, o Google enviará para a sua residência uma carta com o código impresso.
Após recebê-lo, volte para https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business, faça login, clique em “Verificar agora” e siga as instruções.
Fatores que impactam no ranking Local do Google
O Google determina a classificação de pesquisa local com base em três fatores:
- Relevância: até que ponto sua listagem do Google Meu Negócio corresponde a uma pesquisa. Ou seja, se as pessoas procuram por seus produtos ou serviços informados;
- Distância: a que distância sua localização está do pesquisador;
- Proeminência: quão conhecida sua empresa é (com base em fatores como links, número de avaliações, pontuação de avaliações e uso de palavras chaves (SEO).
Expanda o alcance da sua empresa com o Google Meu Negócio
Agora que você já sabe o que é o Google Meu Negócio, como funciona, como criar o perfil e verificá-lo, vamos às dicas para que você possa otimizá-lo e aumentar o seu alcance na sua região.
Complete todos os elementos do seu perfil
O Google diz especificamente que “empresas com informações completas e precisas são mais fáceis de combinar com as pesquisas certas”. Isso melhora sua pontuação de relevância. A chave aqui é dizer aos visitantes do Google “o que você faz, onde está e quando eles podem visitar”.
Adicione imagens e vídeos reais do seu negócio
Seu perfil comercial do Google inclui um logotipo e uma foto de capa. Não deixe de subir essas imagens.
Mas não pare por aí. Adicione imagens e vídeos para mostrar sua localização, ambiente de trabalho e equipe.
Se você administra um restaurante, publique fotos de suas refeições, menus e do interior do local. Certifique-se de que eles pareçam apetitosos, profissionais e não sejam de baixa resolução. De acordo com o Google, as empresas com fotos recebem mais solicitações de rotas e mais cliques em seus sites.
Inclua palavras-chave em seu perfil
Usar as palavras-chave certas melhorará a relevância. Não sabe por onde começar? Experimente o Google Trends para pesquisar palavras chaves que estejam relacionadas ao seu negócio, produtos e serviços.
Contudo, incorpore-os de forma natural na descrição do seu negócio. Não encha de palavras-chave, pois isso pode realmente prejudicar sua classificação de pesquisa.
Incentive e responda a comentários
Incentive os seus clientes a deixarem uma avaliação no Google Meu Negócio. Isso ajuda outros consumidores a decidirem se comprarão de você, te concede credibilidade e também te ajuda a encontrar falhas nos processos caso o comentário seja negativo.
E atenção. Mesmo que a avaliação seja extremamente negativa, sempre se mostre educado, profissional e escreva com um tom pacificador, mostrando preocupação em relação à experiência negativa do cliente e procurando resolver a situação.
Mantenha as informações do seu negócio atualizadas
Certifique-se de sempre manter atualizadas informações como horário de funcionamento, telefone de contato, endereço, dentre outras.
Nada incomoda mais os clientes do que aparecer dentro do horário de funcionamento apenas para encontrá-lo fechado. Se você tiver horários especiais para feriados e finais de semana, verifique se eles estão atualizados em seu perfil comercial do Google.
Adicione recursos e atributos especiais
Recursos especiais estão disponíveis para contas comerciais do Google, dependendo da categoria que você escolheu:
- Os hotéis podem exibir classificações de classe, práticas de sustentabilidade, destaques, horários de check-in e check-out e comodidades.
- Restaurantes e bares podem enviar menus, fotos de pratos e pratos populares.
- Empresas podem exibir uma lista de serviços prestados.
Além disso, as empresas também têm acesso a diferentes tipos de botões com base em sua categoria, como agendamentos, reservas e pedidos.
Se a sua empresa está entre as categorias citadas e poderia estar fazendo o uso desses recursos, mas eles não aparecem para você, talvez você tenha escolhido a categoria errada.
O Google Meu Negócio permite que você escolha até 10 categorias.
Além desses recursos, você também pode adicionar outros, como informar se o local é acessível a cadeiras de rodas, se oferece Wi-Fi gratuito ou se tem mesas ao ar livre.
Adicione seus produtos
Se você vende produtos, adicione todos ou pelo menos os campeões de venda ao perfil da sua empresa. Pois, além de aparecer em seu próprio perfil, eles também podem aparecer no Google Shopping.
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