Você já passou 40 minutos discutindo com seu parceiro sobre o que pedir no iFood, olhando todas as opções, comparando restaurante, lendo avaliação, abrindo cardápio, fechando cardápio… e, no fim, pediu no mesmo lugar de sempre?
Essa pequena agonia cotidiana ajuda a entender uma coisa que acontece o tempo inteiro em vendas.
O cliente pergunta quais opções você tem.
E você, querendo ser prestativo, manda tudo.
15 tipos de massagem.
8 planos.
30 produtos.
Um PDF de 12 páginas.
Todas as formas de pagamento.
Todos os adicionais.
Pronto.
Agora é só ele escolher.
Só que talvez você não tenha facilitado a decisão.
Talvez tenha acabado de entregar mais trabalho para quem procurou sua empresa justamente porque precisava de ajuda para decidir.
O paradoxo que pode paralisar
A ideia de que mais opções nem sempre produzem decisões melhores ficou popularmente conhecida como Paradoxo da Escolha, especialmente a partir do trabalho de Barry Schwartz.
Um dos experimentos mais conhecidos sobre o tema foi realizado por Sheena Iyengar e Mark Lepper.
Em um supermercado, os pesquisadores montaram uma exposição de geleias com 24 sabores e outra com apenas 6.
A exposição maior chamou mais atenção: cerca de 60% das pessoas pararam diante das 24 opções, contra aproximadamente 40% diante das 6.
Só que isso não se transformou em mais compras.
Entre quem encontrou o conjunto maior, cerca de 3% comprou. No conjunto menor, aproximadamente 30% comprou.
É um resultado fascinante porque mostra uma coisa contraintuitiva:
uma variedade maior pode ser mais atraente para olhar e, ao mesmo tempo, mais difícil de transformar em decisão.
Mas tem uma nuance importante.
Isso não significa que “quanto menos opções, melhor” seja uma nova regra universal.
Pesquisas posteriores mostram que o efeito depende bastante do contexto. Uma meta-análise encontrou quatro fatores particularmente importantes: a complexidade das opções, a dificuldade da tarefa de decidir, o quanto a pessoa já sabe o que prefere e o objetivo que ela tem naquele momento.
Ou seja:
50 opções não são necessariamente um problema.
50 opções para uma pessoa que não sabe como compará-las podem ser.
E essa diferença muda tudo.
O problema não é a quantidade. É deixar o cliente sem mapa.
Pensa novamente no iFood.
Se você já sabe exatamente que quer comida japonesa e ainda filtra por distância, preço e avaliação, uma grande quantidade de restaurantes pode ser ótima.
Agora imagine que você está cansado, com fome, não sabe o que quer comer e existem centenas de possibilidades.
A mesma variedade que parecia liberdade começa a exigir:
comparar;
eliminar;
lembrar diferenças;
avaliar preço;
prever qual escolha vai satisfazer mais;
e aceitar que, quando você escolhe uma, está abrindo mão de todas as outras.
O problema não é simplesmente “o cérebro não aguenta muitas opções”.
É que decidir também dá trabalho.
E quanto menos clara estiver a preferência do consumidor e mais difícil for comparar as alternativas, maior pode ser esse trabalho.
É aí que uma empresa pode ajudar.
O erro que muitos empresários cometem
Aqui está um equívoco que vejo com frequência:
confundir abundância com competência.
A empresa pensa:
“Quanto mais opções eu mostrar, mais completa vou parecer.”
Então apresenta 15 massagens.
20 planos.
30 produtos.
Uma lista enorme de possibilidades.
Só que apresentar tudo o que você vende não é necessariamente a mesma coisa que ajudar alguém a comprar.
É como um garçom que chega com um cardápio de 50 páginas e fala:
“Escolhe aí.”
Ele te deu liberdade?
Deu.
Mas também colocou todo o trabalho da decisão no seu colo.
Agora imagine outro garçom:
“Se você gosta de algo mais leve, eu iria nesse. Se quiser uma coisa mais marcante, esse aqui é o que eu escolheria. Quer que eu te explique a diferença?”
Ele continua permitindo que você veja o cardápio inteiro.
Só que agora você tem um ponto de partida.
Isso, para mim, é atendimento.
Curadoria não é tirar autonomia
E aqui existe uma diferença fundamental.
Eu não estou defendendo que a empresa esconda opções.
Muito menos que decida pelo cliente aquilo que é melhor para a própria empresa.
Estou defendendo curadoria.
Algo como:
“Pelo que você me contou, eu começaria por estas duas opções. A principal diferença entre elas é esta. Se nenhuma fizer sentido, tenho outras alternativas e posso te mostrar.”
Percebe a diferença?
Você não está dizendo:
“Compre essa.”
Está dizendo:
“Com as informações que tenho, este é um caminho razoável para começar.”
Você reduz o esforço sem retirar a liberdade.
E isso importa porque autonomia também não funciona exatamente da mesma forma em todos os contextos.
Pesquisas interculturais de Iyengar e Lepper, por exemplo, encontraram diferenças na resposta à escolha pessoal: participantes com orientações mais independentes se beneficiavam mais de escolher por conta própria, enquanto, em alguns contextos, participantes com orientação mais interdependente demonstravam maior motivação quando a escolha vinha de uma pessoa socialmente significativa e confiável. Isso não significa que exista uma regra “ocidentais querem autonomia e orientais querem recomendação”; significa que o valor psicológico da escolha também depende do contexto social e cultural.
Mais um motivo para não transformar comportamento humano em fórmula.
Um exemplo que vejo o tempo todo no WhatsApp
Imagina esta conversa:
Cliente: “Quais opções de massagem vocês têm?”
Empresa: envia um PDF com 15 modalidades.
Cliente: visualiza.
E some.
O erro seria olhar para essa conversa e afirmar:
“Foi paralisia por análise.”
Nós não sabemos.
Ele pode ter achado caro.
Pode ter sido interrompido.
Pode ter escolhido um concorrente.
Pode simplesmente não querer mais.
Silêncio é comportamento. A causa é hipótese.
Mas existe uma pergunta que a empresa pode fazer:
“Será que minha resposta tornou a decisão mais fácil ou mais difícil?”
Porque mandar 15 opções para alguém que acabou de pedir orientação pode aumentar o trabalho necessário para continuar a conversa.
Em vez de responder apenas:
“Temos 15 tipos. Segue o catálogo.”
poderia ser:
“Temos algumas opções diferentes. Para eu não te mandar um catálogo enorme sem necessidade: você está procurando mais relaxamento ou tem alguma dor/incômodo específico?”
A pessoa responde.
E aí:
“Nesse caso, eu olharia primeiro para estas duas. A principal diferença é X. Quer que eu te explique?”
Você não reduziu a autonomia do cliente.
Você reduziu o caos.
E cuidado com a falsa prova social
Tem outro erro comum nesse tipo de recomendação:
“97% dos nossos clientes escolhem essa.”
Se você realmente tem esse dado, ótimo.
Use.
Se não tem, não invente precisão para parecer convincente.
Você pode dizer:
“Essa é uma das opções mais procuradas para quem chega com essa necessidade.”
se isso for verdade.
Ou simplesmente:
“Pelo que você me descreveu, eu recomendaria começar por essa.”
A curadoria precisa gerar confiança.
E confiança não combina com estatística inventada.
O cliente especialista muda completamente a história
Também existe o contraponto.
Imagine um enófilo escolhendo vinho.
Uma pessoa extremamente interessada em skincare.
Um fotógrafo comparando lentes.
Um profissional escolhendo um software técnico que conhece profundamente.
Para essas pessoas, variedade pode não ser sofrimento.
Pode ser justamente parte do prazer.
Elas têm critérios.
Sabem comparar.
Sabem quais características importam.
Têm preferências mais definidas.
E é exatamente isso que a literatura posterior sobre choice overload ajuda a esclarecer: conjuntos maiores tendem a ser especialmente problemáticos quando a tarefa é difícil, as alternativas são complexas e a pessoa ainda tem incerteza sobre aquilo que prefere.
Então não existe:
“Nunca mostre muitas opções.”
Existe:
“Entenda quanto trabalho aquela pessoa precisa fazer para transformar suas opções em uma decisão.”
Essa é uma pergunta muito melhor.
O que fazer na prática
Antes de sair cortando produtos do seu catálogo, eu faria outra coisa.
Entenda os padrões.
Quais necessidades aparecem com mais frequência? Quais produtos costumam resolver cada uma delas? Em quais pontos os clientes normalmente ficam confusos?
Descubra o quanto aquela pessoa já sabe.
Ela quer uma recomendação ou já chegou perguntando por um modelo específico?
Organize antes de apresentar.
Se você tem 20 opções, talvez possa agrupá-las por objetivo, faixa de preço, uso ou nível de complexidade.
Ofereça um ponto de partida.
“Pelo que você me contou, começaria por estas duas.”
Explique a diferença principal.
Não entregue dez especificações quando uma diferença já permite avançar.
Mantenha a porta aberta.
“Se nenhuma delas fizer sentido, tenho outras opções.”
E, principalmente:
não confunda condução com manipulação.
Conduzir é ajudar alguém a organizar uma decisão.
Manipular é organizar a decisão para que a pessoa faça aquilo que é melhor para você, mesmo quando não é melhor para ela.
São coisas completamente diferentes.
A lógica do menos é mais — às vezes
Enquanto seus concorrentes disputam para ver quem oferece mais opções, seu diferencial pode estar em oferecer mais clareza.
Isso não significa necessariamente ter menos produtos.
Pode significar apresentar menos produtos de cada vez.
Pode significar perguntar antes de recomendar.
Pode significar organizar melhor.
Pode significar não jogar um catálogo inteiro no colo de uma pessoa que só queria saber:
“Qual desses faz sentido para mim?”
Porque no final das contas, poucas pessoas agradecem por receber 50 respostas para uma pergunta que ainda nem sabiam formular direito.
Mas todo mundo já sentiu o alívio de encontrar alguém que conhece as opções, entende o problema e diz:
“Pelo que você me contou, eu começaria por aqui.”
Seu cliente não precisa necessariamente de menos escolha.
Ele precisa de um mapa.
E uma das melhores coisas que um bom atendimento pode fazer é ajudá-lo a enxergar o caminho sem decidir por ele.